Este tipo de situação pode acontecer entre aqueles profissionais que correm o dia inteiro para apagar incêndios e acabam não se dedicando com tanto foco àquilo que é realmente necessário. Ou seja: falta a palavra mágica que nunca sai de moda chamada “produtividade” Em essência, a capacidade de produzir mais e melhor em pouco tempo. Tal habilidade é o sonho de consumo de qualquer trabalhador. Adquiri-la exige uma prática diária de uma série de dicas.
Confira, a seguir, algumas delas:
Não se torne agenda dos outros
Se você não tem uma organização própria e não estabelece prioridades, é muito fácil deixar que as outras pessoas ditem como serão os seus dias. Aqui, a solução é relativamente simples: desabilite notificações do celular para mensagens e e-mails, e estabeleça um horário para se dedicar a esse tipo de demanda.
Fique atento a “distrações internas”
Pensar em algo no momento em que você não o faz é um dos principais fatores que levam a ansiedade e perda de foco na tarefa que você está realmente realizando. A dica é, no momento em que esses pensamentos aparecem, anotá-los em um caderno ou arquivo para poder se dedicar a eles mais tarde, e voltar a atenção ao que estava fazendo antes.
Produtividade inteligente
Você já pensou em agrupar as tarefas que são mais curtas e parecidas para serem feitas de forma conjunta? Por exemplo, se você precisa resolver alguma demanda externa, aproveite para já riscar da lista todas as pendências da semana que demandam a sua locomoção para outro lugar.
Lembre-se que ter uma direção é mais importante do que andar rápido
Quando nos damos conta da distância que ainda existe entre onde estamos e nosso objetivo final, podemos acabar nos desesperando e deixando que a ansiedade atrapalhe nossa produtividade. Uma forma de resolver este empecilho é elencando todos os passos que você já deu, ao invés de pensar em todos que ainda faltam dar.
Administre os imprevistos
Situações inesperadas sempre vão aparecer, e cabe a você decidir se elas precisam de atenção imediata ou se é possível anotá-las para resolvê-las mais tarde. Contudo, sempre que possível, não deixe que estes imprevistos dominem sua agenda inteira.