BeeWoman retorna para o 2º semestre com palestra sobre Personal Branding

Trabalhar a própria marca é fundamental para que as mulheres conquistem reconhecimento e autoridade.

Personal Branding foi o tema da primeira reunião do BeeWoman neste segundo semestre. Um tema de fundamental importância para qualquer profissional que deseje ganhar destaque e relevância no mercado de trabalho.

Principalmente para as mulheres, que ainda precisam enfrentar desafios extras para driblar e garantir seu espaço na sociedade.

Para abordar o tema, as colaboradoras da Bee Creative contaram com a presença da Heloísa Borges, pós-graduada em Gestão de Negócios e Desenvolvimento Humano e doutoranda em Saúde Mental, Qualidade de Vida e Resiliência.

Continue lendo para saber os principais aspectos abordados durante a palestra.

 

O que é personal branding

Personal branding é uma estratégia para trabalhar a marca pessoal. O conceito parte da ideia de que, mesmo não tendo CNPJ, cada pessoa tem uma marca.

Basta lembrar que estamos constantemente fazendo julgamentos e desenvolvendo opiniões e impressões sobre as pessoas, de forma automática.

Fazendo um exercício de pensar em alguém conhecido, notaremos características marcantes associadas a essa pessoa que logo virão à nossa mente.

Por exemplo, você pode lembrar de um amigo do colégio e logo pensar em suas habilidades matemáticas.

A pergunta chave é: no que queremos que as pessoas pensem quando se lembrarem de nós?

Esse questionamento servirá para todas as decisões tomadas a impactar a nossa imagem, como nossas publicações nas redes sociais, comentários em reuniões na empresa e muitos outros aspectos.

Personal branding é diferente de marketing pessoal

Sim! Apesar de muito próximos, existe uma diferença entre esses dois termos.

Para compreender, basta pensarmos no que diferencia o branding e o marketing.

Branding refere-se à marca, ou seja, os aspectos emocionais automáticos a partir da lembrança de uma determinada empresa ou profissional.

Já o marketing está associado à satisfação das necessidades dos clientes, de forma a gerar lucros para empresas e profissionais.

Ambos os conceitos andam juntos. O marketing, dessa forma, pode fazer parte de uma estratégia de promoção da marca pessoal.

 

Desenvolvimento da marca pessoal

De acordo com a palestrante Heloísa Borges, o personal branding passa por diversos aspectos, que vão muito além da demonstração das habilidades profissionais das mulheres.

A aparência física, por exemplo, é parte muito importante do imaginário construído sobre cada mulher.

Desde detalhes que não se pode controlar, como biotipos e padrões corporais, até o vestiário, corte de cabelo, maquiagem, acessórios etc.

Outra questão muito importante é a comunicação. Para Heloísa, além de ser, é preciso comunicar de forma eficiente.

E não apenas com palavras – na oratória, na escrita e nas redes sociais –, mas também com a linguagem corporal, dando atenção à postura, dicção, olhar e outros elementos com potencial para gerar emoções nas pessoas.

 

Premissas de uma marca pessoal

Heloísa ainda apontou as premissas a serem levadas em conta para construir a marca pessoal.

Primeiro, é importante pensar no objetivo, aquilo pelo que desejamos ser lembrados. Em seguida, devemos nos voltar para, basicamente tudo o que nos constrói como pessoas e profissionais.

Nossa história, conquistas, fracassos, nosso propósito. Tudo isso importa na hora de colocar as estratégias em prática.

Refletindo sobre os conceitos e aplicando as dicas da Heloísa, as colaboradoras da Bee Creative com certeza tiveram sua visão sobre personal branding transformada. E poderão, dessa forma, comunicar seus valores ao mundo de formar eficiente e inspiradora!

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