Site FORMICA® Brasil

Veja como criamos uma estratégia baseada na melhor experiência possível para o usuário.

Cliente

Maior fabricante sul-americana de laminados de alta pressão e líder nesse mercado — no qual está presente há mais de 100 anos —, a FORMICA® atende com excelência a indústria moveleira e marcenaria, e o setor de construção civil.

Desafio

Ao assumirmos o projeto de site para a FORMICA®, tínhamos a frente um desafio muito claro: mostrar ao público que os produtos podem ser utilizados em qualquer lugar — tanto no segmento moveleiro quanto no de construção civil.
Mas, mais do que apresentar isso, deveríamos criar um fluxo de navegação direcionado para o que o usuário realmente procura e precisa.

Vídeo case

Confira como oferecemos um conteúdo relevante e intuitivo, facilitando a busca do público pelo produto desejado.

Estratégia

Tendo esse contexto como base, nossa estratégia foi deixar o site o mais completo possível. Por isso, nossa equipe de planejamento usou a técnica de design thinking para estruturar o mapa do portal — organizando todas as suas seções. Isso só foi possível graças ao estudo que fizemos em parceria com o cliente, identificando as palavras-chaves mais buscadas (e entendidas) pelos usuários e definindo, então, os nomes das páginas e a arquitetura do site.

Nosso conceito para o site

Pode usar FORMICA® em tudo? Pode. O consumidor já tem isso claro em mente. Mas o que é esse “tudo”? Essa grande questão era o principal desafio da empresa: explicar, detalhar e impactar o consumidor, sem ser genérico e superficial demais.

A solução

Seguindo essa linha de pensamento, definimos um conceito para o site: ele precisaria ser uma fonte completa de informação e teria que mostrar o máximo de aplicações possíveis para os produtos FORMICA®.

CONCEITO APLICADO À NOSSA SOLUÇÃO

Entrando no site:

Logo na home, o usuário já tem a divisão dos dois mundos FORMICA® – que são os segmentos de construção civil e de movelaria. Assim, se o usuário for um arquiteto ou engenheiro, já é impactado diretamente pelo universo da construção civil. Se for um marceneiro ou decorador, tem sua atenção direcionada para os móveis.

Acessando os segmentos:

Ao entrar no segmento escolhido, o usuário consegue ver as principais categorias nas quais ele pode aplicar os produtos. Já começamos a informá-lo com total clareza o que significa o “tudo” da FORMICA®.

• Construção civil: fachadas, revestimento para paredes, revestimento para pisos e divisórias
• Movelaria: caixilharia, facilidades (DIY), móveis em geral e tampos.

Clicando sobre as categorias:

Aqui mostramos todos os revestimentos FORMICA® que podem ser utilizados na categoria escolhida.
Mas qual a estratégia dessas páginas? Os filtros de pesquisa, que tornam a navegação ainda mais simples e fluida. Veja um exemplo:

O usuário entra na página e já vê todas as cores (os padrões) disponíveis.
• Mas ele também consegue filtrar pelos tons, no menu da esquerda.
• E, ainda, combinar com o estilo da FORMICA®, no menu logo abaixo.

Navegando pelas outras páginas:

depois que o usuário escolhe o revestimento FORMICA® que vai utilizar, ele pode continuar navegando pelo menu para conhecer os acessórios, as aplicações e os detalhes do produto que está adquirindo.

Aliás, a página “Saiba tudo” foi estrategicamente criada para mostrar todos os benefícios dos revestimentos. Nela, o usuário pode conhecer:

• Onde ele pode aplicar o produto.
• Como limpar a FORMICA®.
• Um comparativo completo com outros tipos de revestimento.
• Todos os testes de qualidade.

Conclusão

Do início ao fim do projeto, organizamos todas as páginas com vários calls to action, que vão abrindo portas para o usuário. Afinal, não conseguiríamos mostrar a totalidade das informações se “bloqueássemos” a navegação.

Portanto, antes de iniciar um projeto de site, o primeiro passo é sempre pensar como o usuário. O que é importante pra ele? O que ele precisa saber para comprar o produto? Como ele vai acessar todas as páginas que precisa? Como ele se sentiria à vontade e teria uma boa experiência no site?

Responder a essas perguntas é a base para o desenvolvimento do mapa do site e, consequentemente, de conteúdos assertivos e que trarão resultados.
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