Com quase 15 anos de história, o Grupo Capitale que antes era formado pela Capitale Energia — uma das maiores empresas comercializadoras independentes do país – e pela ZEG – empresa dedicada somente a projetos de energia renovável e geração distribuída, com mais de 6 unidades de negócios –, agora apresenta ao mercado a marca Neria.
Para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo e com propostas extremamente semelhantes, desenvolvemos toda a plataforma da marca, indo desde os pilares fundamentais da sua essência até as estratégias de comunicação e lançamento.
Aplicamos um workshop in company, envolvendo colaboradores de diferentes níveis e perfis, de todas as empresas do Grupo, no qual pudemos coletar diversas percepções e expectativas internas sobre o novo negócio.
Logo após, realizamos investigações sobre o mercado e seus concorrentes através de diferentes canais e ferramentas.
Com os dados em mãos, cruzamos os pontos convergentes e divergentes e emergimos com o propósito “Sinergia para o mundo poder mais”, que usa a palavra “sinergia” como conector entre o segmento “energia” e o principal diferencial da empresa: estar lado a lado do seus clientes no processo de transição energética.
Para reforçar a narrativa, apresentamos a tagline “Sinergia que dá força”, uma declaração que reforça esses dois valores fundamentais para a empresa.
Com um tom de voz enérgico, familiar, habilidoso e familiar, trouxemos recursos verbais que reforçam os nossos valores e buscam facilitar as mensagens de um negócio, que ainda é novo, principalmente para o varejo.
Assim, tangibilizamos frases como: “Juntos, para o seu negócio poder mais”, “Chegou a hora do seu negócio poder mais”e “A melhor energia é a que faz todos crescerem”.
Identificamos que a letra “N”, quando aplicada ao nosso nome, possui uma entonação forte e marcante. Integrada ao longo do texto ou trabalhada de forma isolada, a letra “N” ganha destaque pela sua versatilidade e representatividade conceitual.
Em um mesmo elemento, simbolizamos:
Através de um manifesto impactante e profundo, criamos a mensagem “Sinergia pra economia na conta de energia“, que engloba os benefícios funcionais da nossa solução e as características emocionais da nossa marca.
Complementando o conceito, os textos reforçam, primeiramente, o momento de lançamento, e depois oferecem suporte ao diferencial racional da entrega de tudo o que fazemos. A proposta é torná-los adaptáveis aos formatos, canais, segmentos e mensagens das estratégias de comunicação.
A imagem das personas em destaque demonstra o protagonismo dos nossos clientes dentro de todas as nossas estratégias. O sucesso do nosso cliente faz parte do nosso sucesso e o elemento “N”, envolvendo as personas, simboliza a força da nossa sinergia.
A cena nos permite ter a versatilidade necessária para dialogar com diversos segmentos-alvo, de acordo com a estratégia de negócio.
A campanha de lançamento foi planejada em conjunto com o cliente, para dois meses, nas cidades de Campinas, Catanduva e Manaus, e se desdobrou para formatos de rádio, OOH e canais digitais, pensando-se em maximizar o alcance da mensagem e impacto no público.
Nosso objetivo foi dar os primeiros passos na construção de awareness da marca nas regiões e testar a performance dos veículos para, no futuro, expandir sua atuação.