Tornou-se um clichê dizer que, para manter uma boa imagem perante o mercado, as redes sociais são fundamentais, tanto para empresas quanto para profissionais.
No entanto, apenas estar presente nas mídias digitais não basta. A forma como você interage com sua rede de contatos, o tipo de publicação que compartilha e como você mostra ser nesses canais também influencia diretamente no seu marketing pessoal.
É, de fato, extremamente importante cuidar da sua imagem e ter um bom relacionamento nos meios digitais para alcançar seus objetivos profissionais. Por isso, neste texto, traremos informações valiosas sobre como ter um perfil atrativo para o mercado.
Você vai ler sobre:
- O que é marketing pessoal?
- Qual a importância das redes sociais para alcançar seus objetivos?
- Como manter um perfil que transmita competência e autenticidade?
O que é marketing pessoal?
O conceito envolve um conjunto de estratégias para promover sua própria imagem, destacando suas qualidades e fortes competências para alcançar seus objetivos profissionais, como conseguir um emprego, conquistar uma promoção ou mesmo demonstrar seu valor ao mercado.
Porém é comum alguns cometerem o erro de pensar que o marketing pessoal é um culto ao ego ou uma atitude de vaidade. Bem, isso não faria nenhum sentido, já que muito do que os gestores valorizam em um profissional é a humildade e a vontade de estar sempre aprendendo.
Por isso, o marketing pessoal é mais sobre destacar o que você tem de melhor, mostrando porque você merece o que está buscando. E existe uma série de fatores a se levar em conta para essa estratégia, como:
- Capacitação constante
- Autoconhecimento, para aprimorar ainda mais suas forças e trabalhar em suas fraquezas
- Boa aparência, que transmita competência e confiabilidade
- Boa comunicação
- Relacionamento interpessoal
- Liderança
São diversas habilidades, mais fáceis para alguns do que para outros, mas que podem ser desenvolvidas com esforço e dedicação.
Qual a importância das redes sociais para alcançar seus objetivos?
Seja qual for sua aspiração profissional, as redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa para alcançá-la. É a famosa máxima “ser visto para ser lembrado”, e é muito provável que as pessoas por quem você quer ser visto (gestores, CEOs, profissionais que tem como modelo) estejam nas redes sociais.
Foi-se o tempo em que essas plataformas serviam apenas para compartilhar viagens, atividades de seu estilo de vida e momentos do seu dia a dia, bem como para facilitar a comunicação com seus amigos e familiares. O marketing pessoal ganhou novos caminhos por meio dessa estratégia.
Hoje em dia, não é apenas comum os gestores e empresários olharem os perfis de possíveis candidatos, é também possível candidatar-se a vagas diretamente pelas redes sociais. O LinkedIn é o exemplo perfeito disso.
Por isso, é importante lembrar que todas as suas imagens, interações públicas, curtidas, comentários e compartilhamentos estão sendo vistos por prováveis contratantes.
E, na verdade, é ótimo que isso aconteça! De repente, você estará chamando a atenção de empresas que, em um passado não tão distante, contratariam principalmente por indicações ou após longos processos seletivos.
Basta saber usar as redes sociais a favor do seu marketing pessoal para transformá-las em grandes oportunidades de sucesso. Contudo, isso requer aprendizado e atualização constante. Com as dicas a seguir, você estará mais preparado para usar seu perfil como porta de entrada para boas oportunidades.
Como manter um perfil que transmita competência e autenticidade?
Partindo do pressuposto de que cada ação sua no meio virtual importa, siga as dicas a seguir para as redes sociais influenciarem positivamente o seu marketing pessoal.
Cuidado com o tipo de publicação
Parece óbvio, né? Bom, não custa lembrar que coisas muito pessoais não devem ser abertas ao público. Isso não é bom nem para sua imagem profissional nem para a segurança.
Muito cuidado também ao se envolver em polêmicas, como assuntos sobre política ou temas sensíveis. Eles muitas vezes são o ponto de partida para longas discussões e – pior – até disseminação de ódio. Com certeza, isso não cairá bem para você.
Não tente parecer algo que você não é
É importante ser sincero e verdadeiro com suas habilidades, gostos pessoais e atividades diárias, tanto no mundo físico quanto no digital.
Lembre-se que é você, com suas próprias características, que estará em um novo emprego ou um novo cargo, e não será possível sustentar por muito tempo uma imagem que não corresponda totalmente à verdadeira.
A busca pelo autoconhecimento, por exemplo, é algo essencial para se desenvolver profissionalmente e também para mostrar quem você é. Invista nesse tipo de descoberta para ser o mais autêntico possível nas redes sociais.
Cuide da aparência
Manter uma boa aparência não significa postar fotos com roupas caras ou de grife, mas sim transmitir cuidado e zelo por quem você é e o que faz. Assim, suas fotos devem demonstrar seriedade e credibilidade.
A qualidade das imagens também importa. Afinal, um profissional competente se importa com os resultados de tudo o que faz, desde as coisas mais simples.
Atenção à escrita
Que impressão você tem de alguém quando vê publicações com erros em relação a regras básicas de ortografia? Por mais que a escrita não seja a habilidade primária da sua profissão, sempre será necessário mandar um e-mail ou redigir um relatório, por exemplo.
Não que você precise ser profissional nisso, mas é importante investir em conhecimento sobre a sua própria língua, tanto na forma verbal quanto escrita, como forma de zelo à sua imagem e ao seu marketing pessoal.
Divulgue seus aprendizados
Um profissional atualizado, antenado e que sempre busca estar a par das mudanças em seu próprio segmento é sempre muito valorizado pelo mercado. Por isso, publique sempre que você:
- Concluir um curso
- Participar de um evento
- Assistia a uma palestra de um profissional renomado
- Ler um artigo interessante
Invista em sua rede de contatos
O que importa para o mercado não é quantas pessoas existem em sua rede de conexões, e sim a sua qualificação.
Siga profissionais do seu próprio segmento, pessoas que são referência no mercado, publicam conteúdos interessantes e tem algo a te ensinar. Assim, ficará nítido que você não usa suas redes como mero passatempo, mas como oportunidade de crescimento.
Seja ativo nas mídias sociais
Ter uma rede social simplesmente para dizer que tem não contribui em nada para o seu marketing pessoal. Sendo assim, esteja sempre compartilhando conteúdos, publicando artigos e interagindo com seus contatos.
Se a última publicação do seu perfil, por exemplo, foi há um mês, isso mais prejudica do que eleva sua imagem. Mas cuidado, não publique por publicar, mas com planejamento, qualidade e sensatez.
Dica de ouro: trabalhe pelo seu sucesso
O marketing pessoal só funciona se você realmente for um bom profissional. Com certeza, você já ouviu falar que o sucesso só vem depois de muito trabalho e dedicação.
Por isso, pense no que quer mostrar e de fato seja essa pessoa. Atualize-se sempre, esteja sempre aprendendo algo novo e desenvolvendo suas habilidades, para que o mercado possa reconhecê-las e te dar oportunidades.