BEECASES

Site Institucional FORMICA®

Veja como criamos uma estratégia baseada na melhor experiência possível para o usuário.

10 min. de leitura

Ao assumirmos o projeto de site para a FORMICA®, a marca referência mundial em laminados decorativos de alta pressão, tínhamos um desafio muito claro: mostrar ao público que os produtos poderiam ser utilizados em qualquer lugar – tanto no segmento moveleiro quanto no de construção civil. Mas, mais do que mostrar, deveríamos criar um fluxo de navegação simples, intuitivo e direcionado para o que o usuário realmente procuraria e precisaria.

Nossa estratégia

Tendo esse contexto como base, nossa estratégia foi deixar o site o mais completo possível. Por isso, nossa equipe de planejamento usou a técnica de design thinking para estruturar o mapa do site – organizando todas as seções que o site teria.

Porém, isso só foi possível graças ao estudo que fizemos em parceria com o cliente, para identificar quais as palavras-chave buscadas (e entendidas) pelos usuários e definir, então, os nomes das páginas e toda a arquitetura do site.

Assim, organizamos o menu superior de forma simples e direta. Tudo o que o usuário quiser encontrar, ele pode fazer rapidamente:

  • A empresa
  • Revestimentos
  • Construção civil
  • Movelaria
  • Acessórios
  • Aplicações técnicas
  • Saiba tudo
  • Contato

Nosso conceito
para o site

Pode usar FORMICA® em tudo? Pode. O consumidor já tem isso embutido em sua mente. Mas o que é esse tudo? É o principal desafio que a FORMICA® sempre teve: como explicar, detalhar e impactar o consumidor, sem ser genérico e superficial demais.

Assim, definimos um conceito para o site: ele precisaria ser uma fonte completa de informação e teria que mostrar o máximo de aplicações dos produtos FORMICA®.

Conceito aplicado à nossa solução

Entrando no site

Logo na home, o usuário já tem a divisão dos dois mundos FORMICA® – que são os segmentos de:

• Construção civil ou Movelaria

Assim, se o usuário for um arquiteto ou engenheiro, já é impactado diretamente pelo universo da construção civil. Se for um marceneiro ou decorador, tem sua atenção direcionada para os móveis.

Acessando os segmentos

Ao entrar no segmento escolhido, o usuário consegue ver as principais categorias em que ele pode aplicar os produtos. Já começamos a informá-lo com total clareza o que significa o “tudo” da FORMICA®.

• Construção Civil

Fachadas | Revestimentos para paredes | Revestimentos para pisos | Divisórias

• Movelaria

Caixilharia | Facilidades (DIY) | Móveis em geral | Tampos

Clicando sobre as categorias

Aqui mostramos todos os revestimentos FORMICA® que podem ser utilizados na categoria escolhida. Mas qual a estratégia dessas páginas? Os filtros de pesquisa, que tornam a navegação ainda mais simples e fluida. Veja um exemplo:

• O usuário entra na página e já vê todas as cores (os padrões) disponíveis

• Mas ele também consegue filtrar pelos tons, no menu da esquerda

• E, ainda, combinar com o estilo da FORMICA®, no menu logo abaixo

Conclusão

Do início ao fim do projeto, organizamos todas as páginas com vários calls to action, que vão abrindo portas para o usuário. Afinal, não conseguiríamos mostrar a totalidade das informações se “bloqueássemos” a navegação – dessa forma o site ficaria limitado e poderia deixar o usuário perdido.

Portanto, antes de iniciar um projeto de site, o primeiro passo é sempre pensar como é o usuário. O que é importante pra ele? O que ele precisa saber para comprar o produto? Como ele vai acessar todas as páginas que precisa? Como ele se sentiria à vontade e teria uma boa experiência no site?

Responder a essas perguntas é a base para o desenvolvimento do mapa do site e, consequentemente, de conteúdos assertivos e que trarão resultados.

Se interessou? Entre em contato conosco!