Já imaginou digitar o seu produto ou serviço na barra de buscas do Google e ver que seu site não aparece? Ou pior, que a página do seu concorrente está antes da sua? Se isso te frustra, acredite, o mesmo acontece com seus clientes.
Estar na primeira página de uma das ferramentas de busca mais importantes da atualidade é uma corrida eterna e desejável por todas as marcas. Essa façanha está diretamente ligada a uma pequena palavra, mas que possui um grande impacto: o SEO.
SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização de Mecanismos de Busca, é um conjunto de estratégias e técnicas para sites ou blogs, que une ferramentas, conteúdo e autoridade de marca, para influenciar diretamente os algoritmos, em prol de um só objetivo: alcançar um lugar no topo do Google.
Atualmente, principalmente por causa da aceleração digital, ocasionada pela pandemia, ter um site se tornou uma questão de sobrevivência para qualquer marca. No entanto, entende-se que a concorrência está cada vez maior, exigindo esforços igualmente grandes.
Segundo pesquisas do Google, 75% dos usuários que fazem buscas no site, não passam da primeira página. Com isso, notamos como o fato do seu site não estar entre os primeiros resultados, prejudica as chances de ele receber alguns cliques.
Antes de falarmos um pouco mais sobre SEO, pare para pensar em tudo o que acontece quando você realiza suas buscas. Consegue imaginar?
Acreditamos que você nunca chegou a refletir sobre esse ponto, afinal, é tão fácil que nem sequer nos damos conta.
Trata-se de um processo inteligente e bem-sucedido que transformou a vida de todos nós e com muito potencial para avançar cada vez mais.
Em linhas gerais, SEO faz parte do SEM (Search Engine Marketing), que engloba todo tipo de estratégia para mecanismos de pesquisa, inclusive a criação de anúncios pagos e links patrocinados.
A parte orgânica da estratégia então fica por conta do SEO e é isso que o faz tão valioso, pois gera ROI – Retorno Sobre Investimento e, consequentemente, diminui o CAC – Custo de Aquisição de Clientes.
Por falar nisso, aqui vão algumas das principais vantagens de se trabalhar uma boa estratégia de SEO:
Oferece taxas de aquisição mais altas
O SEO gera mais resultados na pesquisa do seu produto ou serviço, pois alcança o objetivo específico do público.
Gera credibilidade para a marca
Como mencionado acima, se você não aparece imediatamente nas buscas dos seu usuário, sua marca pode não ser vista como autoridade no assunto. Quanto mais no topo você estiver, mais confiança seu público terá.
Contribui para os resultados nas redes sociais
Ao estar no topo, mais pessoas têm contato com a sua marca e à medida que seus usuários visitem seu site, provavelmente vão querer te acompanhar nas redes sociais.
Ajuda na performance paga
Por mais que o SEO seja diretamente relacionado à parte orgânica dos mecanismos de busca, os efeitos refletem diretamente na parte paga, fazendo com que a performance das suas campanhas seja ampliada e seus investimentos financeiros sejam corretamente aplicados.
Como colocar em prática uma estratégia de SEO?
Antes de iniciarmos a nossa jornada, gostaríamos de deixar claro que os resultados do SEO são obtidos de médio a longo prazo, então, se você tem muita pressa, talvez seja melhor rever outras estratégias. Pense também que SEO possui várias frentes e nós vamos abordar algumas delas por aqui, então é muito importante que você conte com um parceiro estratégico que saiba todo esse universo para aumentar as suas chances e reduzir o tempo de implementação.
Vamos começar como tudo no marketing, iniciamos com pesquisas e planejamento:
1. Defina seus objetivos
Tudo o que fazemos precisa ter um objetivo. Se você ainda não entende qual é o seu, saiba que a otimização dos mecanismos de busca pode te ajudar a aumentar seu tráfego orgânico, gerar mais vendas, conquistar mais leads, reduzir o seu custo de aquisição de clientes, aumentar a sua autoridade de marca, educar o seu cliente. Com certeza alguma dessas sugestões, se não todas, vão fazer você analisar o que deseja para a sua empresa no momento.
Agora, você já pode construir os seus Indicadores-chave de Performance – KPI’S.
2. Desenhe sua Persona
Uma vez identificado aonde você quer chegar, é preciso estabelecer para quem será destinada à sua estratégia.
Uma persona é um personagem semifictício, que representa o perfil das pessoas que você deseja atingir. Diferente do público-alvo, ela trará mais detalhes e direcionará o seu conteúdo.
Existem várias ferramentas para definição da sua persona, basta digitar no seu buscador para encontrar vários sites.
Vamos te ajudar, resumindo brevemente três ferramentas para você iniciar o processo de criação da sua persona:
- Escreva suposições e aquilo que você deseja saber. Passe para o papel tudo aquilo que você sabe sobre os seus targets, mesmo que sejam “achismos”
- Faça uma pesquisa com seu público. Não fique preso nas suposições, vá atrás do público real. É um processo que leva tempo, mas é fundamental para um bom resultado.
- Analise os dados. Agora é hora de cruzar as suas percepções com as informações reais do público. Não se assuste em descobrir que você estava caminhando em uma direção oposta.
Feito tudo isso, é só criar a sua persona.
3. Conheça as ferramentas básicas de SEO
Como mencionado no começo desta matéria, o Search Engine Optimization é composto por ferramentas e para colocá-lo em prática, é preciso ter contato com pelo menos as mais básicas.
- Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados que oferece muitos recursos para avaliar o desempenho de estratégias digitais da sua empresa.
Ele pode ajudar na construção da persona, identificar quais páginas são mais visitadas e qual é o seu desempenho, entender o nível de engajamento dos usuários, monitorar as conversões e o tráfego orgânico, dentre outros.
- Google Search Console
Uma ferramenta mais técnica, voltada para desenvolvedores web, que tem como finalidade facilitar a comunicação entre o seu site e o Google.
Seus dados geram vários insights para otimização de conteúdo, pois ela identifica as consultas de tráfego e as taxas de clique das suas palavras-chave.
Além disso, ela oferece recursos como identificação de problemas de indexação, localização de backlinks, duvidosos ou não, penalizações do Google e CTR orgânico na SERP.
4. Aprenda sobre pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave busca identificar os termos de busca que têm maior potencial para a estratégia, de acordo com volume de buscas, conversões e competitividade.
Comece listando todos os termos relacionados à sua área de atuação, produtos e marca, olhe dentro do seu universo, colocando tudo de forma organizada dentro das etapas do funil para te ajudar a criar uma categorização de relevância.
Uma dica fácil é pensar como você buscaria seu produto ou serviço no Google, se fosse um cliente que ainda não tivesse nenhum contato com a sua marca, ou até mesmo faça esse exercício com alguém próximo a você.
É importante você entender que dependendo do que surgir, não é necessário repetir termos técnicos exatamente da forma que são ditos, a ferramenta do Google possui uma inteligência que identifica expressões correlatas.
Existem diversos tipos de palavras-chave e algumas ferramentas gratuitas podem te ajudar nesse entendimento, veja algumas delas:
- Planejador de palavras-chave do Google Ads, que verifica o volume de buscas e custo por clique;
- Keyword Tool, que gera listas e ideias de palavras-chave;
- Google Search Console, que verifica quais palavras já direcionam tráfego para o site e oportunidades;
- Google Trends, que ajuda a entender as tendências de busca pelos termos.
Agora que já detalhamos a parte conceitual, é hora de apresentar um pouco da parte técnica para implementar sua estratégia de SEO e para isso, vamos separar em dois pilares, o SEO On-Page e SEO Off-Page, ambos com papel fundamental para que os resultados apareçam de verdade.
SEO On-Page – Está nas suas mãos.
São otimizações ligadas ao seu universo, ao que você consegue realmente controlar e melhorar, ou seja, as suas páginas.
Entenda que não é sobre o que as pessoas procuram, mas a intenção real delas, por isso, devem ser integradas a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
O tamanho do conteúdo tem impacto direto, assuntos mais abrangentes necessitam de conteúdos mais completos, enquanto os mais específicos podem ser mais diretos. Mas não pense que basta apenas escrever naturalmente, é preciso entender como escrever para os otimizadores de busca do Google, levando em conta a escaneabilidade e a semântica dos textos.
Como o próprio nome diz, escaneabilidade é proporcionar uma leitura mais dinâmica e fluida do conteúdo. Só de bater o olho, nós já compreendemos o conteúdo e qual o caminho que ele está nos levando. Isso é fundamental se levarmos em conta o comportamento de leitura dos usuários versus o tempo que eles têm para ler as nossas publicações.
Você pode simplesmente aplicar utilizando listas, fontes em negrito, imagens, tópicos e intertítulos.
Fonte: Miragro
A semântica dos textos tem a ver com suas palavras-chave. Por mais que seja importante você falar várias vezes sobre o tema que está querendo explicar, não é nada bom repetir sempre as mesmas palavras. Você precisa extrair o que há de melhor do seu campo semântico com variações, sinônimos e palavras correlatas.
Fonte: Rock Content
Os termos também precisam ser posicionados e pensados para os locais onde o Google valoriza mais.
O título, as heading tags, a URL e o primeiro parágrafo, por exemplo, são os primeiros considerados pelos robôs do Google.
Title tag
O título é a primeira coisa que você e seus clientes veem ao realizar qualquer busca no Google, isso é chamado de Title Tag. Aqui, é importante que você coloque palavras-chave para facilitar a indexação nos buscadores.
Meta Description
É a descrição do conteúdo da página que aparece nos resultados da busca, dentro do snippet que também inclui o título e a URL da página.
URLs
As URLS também são rastreáveis pelos buscadores, então, elas também precisam fazer sentido quando programadas. É necessário evitar URLs com caracteres estranhos, números, sem conexão ou repetitivas.
Diante disso, uma URL precisa ser facilmente compreendida, curta, conter palavras-chave, combinar com o tema e não conter palavras muito complexas.
As imagens também contam
Se o Google precisa de textos para interpretar e ranquear melhor os conteúdos, entende-se que uma imagem não é lá tão amigável quando não corretamente trabalhada.
Na programação da sua plataforma de hospedagem do site, considere sempre colocar uma descrição, nomear o arquivo corretamente, colocar legenda na imagem e ter uma URL amigável, mantendo os padrões que aprendeu no tópico anterior.
Links Internos
Pense no site da sua empresa como a sua própria empresa. Quando um cliente importante vai visitá-la, você provavelmente vai querer que ele conheça toda a sua estrutura. É assim que funciona com o SEO.
Com os links internos, você vai guiando seu usuário dentro do site, a fim de fazer com que ele encontre muito mais do que ele procurava e confirme a sua autoridade sobre o assunto.
Existem alguns outros pontos relevantes e mais técnicos quando pensamos na estratégia de SEO On-Page, mas chegou a hora de pensar um pouco fora da nossa caixa.
SEO Off-Page – Olhar de fora para dentro.
Ao contrário de tudo o que foi falado no primeiro modelo, aqui você não tem o controle sobre as otimizações.
A boa notícia é que você consegue fazer com que isso aconteça, utilizando algumas estratégias inteligentes.
Link Building
Resumidamente, Link Building é uma rede de links que direciona para uma ou mais páginas do seu site. Para o algoritmo dos mecanismos de busca, quanto mais quantidade, com qualidade, melhor.
A grande questão é que nesse caso, você dependerá de outros sites confiáveis e referências do seu mercado para construção da sua autoridade.
Então, como fazer para aplicar essas técnicas de Link Building? Aqui vão algumas delas:
Link Bait – Conteúdos tão bons que as pessoas vão querer utilizá-los e se apropriar deles para construir outros conteúdos. Diante disso, é sempre bom buscar aprofundar seus temas, trazer informações inéditas, materiais ricos, ferramentas exclusivas, entre outras coisas que gerem compartilhamento.
Para construção dessa matéria, utilizamos muitos conteúdos do nosso parceiro, Rock Content, consequentemente, seremos fonte de referência para eles.
Guest Posts – Convide parceiros ou outras pessoas de fora, especialistas no assunto, para produzir conteúdos de qualidade. Acaba funcionando como um troca, uma vez que seus seguidores conhecerão o seu convidado e os seguidores deles, consequentemente, saberão quem você é.
Menções da Marca – É sempre bom acompanhar se alguém está mencionando o que a sua empresa está publicando ou fazendo. Se encontrar, entre em contato com a fonte para saber se consegue de alguma forma incluir seu link.
Monitore Links Quebrados – Sempre que algo na URL muda, o link passa a parar de existir e seu usuário não conseguirá acessar mais aquele conteúdo. Por isso, tenha consciência de que toda mudança terá uma consequência que precisará ser corrigida. Você pode usar a ferramenta gratuita “Check My Links” para ajudá-lo no processo.
Existem outras ferramentas que podem apoiar na sua estratégia de Link Building, muitas delas são pagas, outras gratuitas como a SEMrush, por exemplo.
E para fechar esse conteúdo, é preciso considerar que existe uma parte ainda mais técnica do SEO, em que você precisa contar com parceiros ou profissionais especializados para otimização de outros elementos, a Bee Creative é um deles.
Sitemap
O mapa do site é um guia com a descrição geral de todas as páginas do seu site.
Sua função no SEO é apresentar essas informações aos buscadores para que eles localizem e indexem facilmente as URLs. A cada nova atualização, é necessário revisar o mapa.
Robots.txt
O arquivo robots.txt também é um documento de texto, inserido na pasta raiz do seu site, que informa ao Google quais páginas do seu site ele não deve rastrear para que não apareçam no buscador.
UX (User Experience)
O UX precisa estar lado a lado com o SEO. Tudo o que seu site precisa é levar em conta a experiência do seu usuário.
Velocidade de Carregamento
A paciência é uma virtude que raramente é vista na internet, então o Google leva muito em conta esse critério.
É claro que, o seu site carregar mais rápido do que seus concorrentes, não é sinônimo de resultado, mas você pode ter certeza de que se ele não carregar, o impacto será bem ruim.
Mobile First e Responsividade
Não é nenhuma novidade que existe uma crescente no número de pessoas que acessam mais os sites através de dispositivos mobile.
Antes de pensar no desktop, pense no mobile e crie o seu site de forma que ele seja totalmente responsivo.
O Google pune sites que não são mobile-friendly.
Há muitos outros pontos a serem citados quando falamos sobre SEO e é preciso reforçar que o trabalho é contínuo, pois as inovações também são.
O que realmente fará a diferença é você ter sempre em mente que a otimização de sites é feita para alcançar o usuário, entregando a resposta que ele procura no formato mais adequado para ele, e que existem parceiros estratégicos que podem ajudar a sua empresa nesse processo.