Como construir marcas fortes: do posicionamento aos pontos de contato

Conhecer o público, estudar o campo e ter diferenciais de marca são fundamentais para construir bons pilares de branding. Confira algumas dicas de como construir uma marca forte e bem-posicionada.

Toda empresa precisa de uma essência e uma personalidade de marca forte. Para que isso possa ser alcançado, uma série de estudos e estratégias devem ser elaborados com o objetivo de identificar qual é a melhor forma de transmitir os valores da marca para seu público.

A base para isso tudo é a maneira como a empresa se comunica em todos os aspectos, sejam eles visuais (logotipo, uso de cores, modelos de embalagens) ou verbais (tom de voz, valores, discurso).

Do ponto de vista estratégico, todos esses aspectos giram ao redor do branding, que define a forma como as pessoas identificam a marca e estabelece meios para que o público e a empresa criem um laço de comunicação.

Construir marcas fortes, no entanto, não é uma tarefa fácil. Confira abaixo um passo a passo para transformar sua marca através do branding.

 

Como determinar seu posicionamento? 

A primeira etapa para começar a pensar na força de uma marca é identificar o posicionamento de mercado em que a empresa quer ser encontrada. Isso significa que a empresa deverá estabelecer, dentre todas as possibilidades que o mercado propõe, um campo de atuação onde buscará ser líder.

Isso pode ser feito através de um estudo dos interesses que o público tem pelo diferente, já que a marca deve se destacar dos seus concorrentes.

Conquistar a posição de líder de mercado é o mundo ideal de qualquer marca que procura força atrelada ao seu nome.

 

Definição da personalidade da marca

Uma vez definido o posicionamento da marca, chega a hora de estruturar a personalidade. A base para essa definição é o conhecimento da principal parte de interesse de qualquer empresa: seus clientes.

Para definir a personalidade da marca, podemos partir de 3 princípios:

  1. Estudo do público-alvo (pessoas com perfil padrão que sua marca deverá atingir) e da persona (personagem fictício que se baseia nesse perfil de consumidor ideal).
  2. Análise de produto e serviço: é preciso entender que, dependendo do tipo de produto ou serviço a ser ofertado, a marca deverá assumir uma postura de acordo com o que se espera para tal mercado, para que o cliente seja atendido de forma personalizada.
  3. Pesquisa de concorrência: conhecer os concorrentes é conhecer o mercado. É fundamental entender como e para quem o concorrente cria suas soluções e identificar sua forma de comunicar.

 

Desenvolvendo a proposta de valor

A proposta única de valor está relacionada também ao posicionamento que uma marca quer atingir. Ela agrega valor, deixa claro qual o diferencial da marca em relação ao mercado e deixa explícito o motivo pelo qual o consumidor deve escolher seu produto, ao invés do produto do concorrente.

Assim como para definir a personalidade da marca, na hora de criar uma proposta única de valor, a estratégia deve levar em conta o conhecimento aprofundado do público-alvo, dos concorrentes e, principalmente, no que diferencia a marca das demais.

Para ajudar a definir essa proposta, podemos pensar em 3 perguntas-chave:

  1. O que o cliente procura?
  2. O que a concorrência não entrega?
  3. O que diferencia de forma explícita uma marca das demais?

 

A importância de cumprir promessas

A partir do momento que uma empresa afirma ter um diferencial em relação ao mercado, o cliente cria expectativas de que a experiência de consumo com aquela marca será um destaque.

Portanto, quando uma marca define sua proposta de valor, é fundamental que tenha em mente que alguns itens devem ser levados em consideração, como a honestidade na promessa, o uso de uma linguagem que fale no mesmo tom de voz que seus clientes e a consciência de oferecer somente aquilo que se pode entregar.

Dessa forma, a marca ganha força, se posiciona melhor no mercado e ainda ganha credibilidade com seu público.

 

O envolvimento com o público-alvo

Construir um bom relacionamento com o público ajuda a consolidar a marca e agregar valor a tudo que a rodeia.

Quando uma empresa tem consumidores fortes, com fidelidade de compra e que agem como guardiões da marca, é sinal de que está se envolvendo com o cliente de maneira significativa e assertiva.

Para chegar nesse patamar de relacionamento, é importante que a marca conheça o perfil do cliente com o qual se comunica, personalize seu atendimento, contextualize os pontos de contato, ofereça qualidade nos produtos ou serviços e avalie com frequência os resultados.

 

Os elementos de identidade da marca

A identidade da marca faz parte do branding. Quando falamos de identidade, falamos de uma união de diversos elementos que constroem a comunicação através dos sentidos.

Esses elementos, ou ativos da marca, têm como objetivo despertar sentimentos e emoções nas pessoas, a fim de conquistá-las como clientes. São elementos da identidade da marca aspectos como:

» Nome

» Logo

» Cores

» Fontes

» Padrões visuais

» Tom de voz

» Slogan e tagline

» Aromas, sons e sabores

 

Como administrar e proteger os ativos da marca

Uma vez definidos os ativos, é fundamental que eles sejam bem administrados e protegidos para que isso contribua com a construção da força da marca.

Registrá-los em um brandbook é importante para criar uma padronização. Dessa forma, os elementos sempre poderão ser analisados e seguidos da forma correta.

Para analisar a eficácia dos ativos, é importante enxergá-los da mesma forma que o cliente: no campo e como um todo. Ou seja, é necessário visualizar campanhas, peças, embalagens, informativos, layouts com as cores e fontes definidas, textos com o tom de voz, aplicação de marca, entre outros.

Assim, é possível fazer a gestão da equipe interna para que o brandbook seja seguido e, também, entender a forma como os pontos de contato, ou seja, parceiros, fornecedores e clientes finais, percebem a comunicação da marca.

Fale conosco e saiba como podemos contribuir na construção da sua marca!

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