Multicampeã e presidente do Unimed Campinas Basquete conversou com as mulheres do BeeWoman
Historicamente, o esporte sempre foi um ambiente mais voltado para o público masculino. A batalha das mulheres por seu espaço foi e segue sendo ferrenha, mas atualmente com grandes exemplos femininos que superaram inúmeras barreiras para virarem referência no âmbito desportivo.
Se falarmos em futebol, é impossível não lembrar de Marta e Formiga. Na ginástica artística todos conhecem o nome Daiane dos Santos. Na televisão, cobrindo esportes, mulheres como Mariana Becker e Renata Fan se destacam. No basquete temos Hortência e, é claro, Karla Costa.
Seis vezes campeã brasileira, bicampeã Mundial Militar, ex-atleta olímpica e atualmente em um posto de liderança como presidente do time Unimed Campinas Basquete. E foi sobre liderar o assunto do encontro de Karla com as mulheres da Bee no BeeWoman.
Você quer liderar?
“Você sabe o que você quer para a sua vida?” Assim iniciou Karla Costa em sua apresentação. Ter um objetivo permite definir as melhores estratégias para alcançar a meta tão desejada.
Não desista, mantenha-se em pé
A persistência precisa estar em dia, pois muitas vezes o sonho pode demorar a acontecer, mas ele chega para quem tem seus objetivos definidos. A própria Karla Costa precisou dar um passo para trás para depois dar dois para frente em busca de sua meta de vida.
De tanto persistir, Karla alcançou seu objetivo, foi uma atleta de sucesso e partiu para o setor de liderança. Ter meta, coração, disciplina, empatia e saber olhar para cada um todos os dias: isso é liderar, segundo a presidente do Unimed Campinas Basquete.
“Tenha metas, tenha caráter e tenha paciência. O resultado pode demorar, por isso não dê um salto maior do que a perna. Tenha diálogo, pergunte, alinhe. Quando não falamos, estamos dizendo ‘sim’ automaticamente”, pontou Karla.
Antes de qualquer coisa, se conheça
O autoconhecimento é tudo. Saber olhar para si, entender suas habilidades e seus objetivos são coisas que fazem a diferença quando o momento chegar. E terão situações ruins, mas cada pessoa precisa tirar coisas boas e aprendizagens disso.
“Vire a cabeça, se mexa. A gente gasta muito tempo olhando para as coisas ruins. Quem se motiva é você, não o outro. Olhe de forma diferente para o problema e siga em frente”, aconselhou a presidente.
Aprenda coisas novas
Pode parecer clichê, mas fazer algo novo todos os dias é essencial para liderança e o desenvolvimento de habilidades. Karla Costa citou essa lição também:
“Faça algo novo todo dia. Pode ser coisa pequena. Aprenda a fazer coisas novas, não se limite e não tenha medo de arriscar. Não fique parada, sejam líderes da vida de vocês”.
E, por fim, faça com o coração
Karla Costa finalizou o encontro com um último conselho para as mulheres que buscam cargos de liderança, seja no esporte ou fora dele.
“Tudo o que você fizer, faça com o coração e de forma genuína, verdadeira. Tenha propósito, disciplina, foco e determinação. A excelência é o conjunto de várias coisas, então você tem que se mexer!”