Plano de transformação digital

O ritmo de mudança que a transformação digital e o novo mundo digital promovem é mais rápido do que qualquer outra mudança industrial e comercial que conhecemos. E a tendência é essa velocidade aumentar cada vez mais.

Mas como o planejamento pode funcionar nessas circunstâncias? 

Normalmente, as empresas desenvolviam planejamentos de três ou dez anos. Será que, diante dessa mentalidade digital, eles ainda se aplicam? Ou será que os planos devem ser analisados com mais frequência e de forma mais ágil?

A verdade é que ciclos de planejamento estratégico mais curtos são necessários. Isso porque, por exemplo, um plano definido há um ano pode estar defasado caso a tecnologia ou os processos que estão sendo implementados tornem-se obsoletos.

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As quatro etapas para realizar um planejamento

Para realizar um planejamento estratégico eficiente, alguns passos são indispensáveis.

Investigue sempre a disponibilidade de novas tecnologias

Manter-se apegado a tecnologias antigas, atualmente, é estar em sérias desvantagens comerciais. Portando, busque e incentive o uso de tecnologias inovadoras. É importante ter membros de sua empresa investigando como as novas tecnologias podem impactar a empresa.

Isso envolve questões como:

  • Como a inteligência artificial impactará sua empresa?
  • Como os assistentes pessoais inteligentes afetarão a experiência do cliente e o uso de seus produtos ou serviços?
  • Como a realidade virtual afetará o modo como os produtos são testados?
  • Como o Blockchain afetará as transações e a disseminação de informações?

Esta é uma lista parcial de novas tecnologias que provavelmente já estão impactando seus negócios de alguma forma. Isso significa que é necessário que elas já estejam sendo discutidas internamente.

Mas não basta apenas a discussão: é importante ter esse nível de experimentação para ir do teórico ao prático, até a aplicação real dessas tecnologias em sua empresa.

 

Busque sempre aprimorar a experiência do cliente

A experiência do cliente com a empresa é um dos fatores críticos do sucesso de qualquer negócio. Assim, trabalhe com os clientes para desenvolver novos planos sobre como a tecnologia digital ajudará a aprimorar a experiência do cliente.

Para isso, é fundamental realizar reuniões periódicas com clientes importantes e confiáveis, seja ​​em seu ambiente ou em campo, seja em eventos para os clientes ou em sessões em grupo.

Existem dois objetivos nessas sessões:

  • Primeiro, você deve compartilhar ideias em sessões de brainstorming, enquanto compartilha aspectos estratégicos emergentes.
  • A seguir, solicite sugestões deles.
  • Faça perguntas sobre as impressões deles sobre seu produto ou oferta de serviço.
  • Pergunte quais produtos ou serviços eles gostariam de ter por meio de sua empresa.
  • Pergunte a eles sobre produtos ou serviços de seus concorrentes para avaliar se como competir com elas de frente.

Feitas essas duas primeiras etapas, você estará preparado para iniciar a terceira, que é:

Identifique as consequências do plano estratégico atual

Por meio das buscas por novas e melhores tecnologias e o feedback de seus clientes, você terá embasamento suficiente para analisar o seu planejamento existente e, assim, identificar as modificações necessárias.

É provável que essas percepções não exijam que você descarte a estratégia existente, mas, no mínimo, devem fazer com que você repense alguns aspectos dela.

Atualize seus planos com frequência

Entretanto, é importante ressaltar que o planejamento estratégico de longo prazo continua sendo fundamental para se ter uma visão de longo prazo.

Cabe aos planos de curto prazo informar e direcionar a mudanças nos planos de longo prazo. Isso destaca a necessidade de um ciclo de atualização regular para o planejamento estratégico.

Embora possa parecer, o planejamento estratégico não está desaparecendo na era digital. Na verdade, é mais importante do que nunca. O segredo é fazer isso com uma cadência apropriada ao ritmo da mudança.

Segundo Gary Hamel, pensador e escritor do mundo dos negócios: “As empresas não conseguem criar o futuro, não porque falham em prevê-lo, mas porque não conseguem imaginá-lo”.

Ou seja: experimentação, juntamente com um planejamento estratégico sólido, é a receita vencedora.

Sua empresa está preparada para a transformação digital? Faça o teste agora!

Sua empresa está preparada para oferecer uma experiência digital para os seus clientes?

Você sabia que, em 2017, os gastos globais com anúncios digitais superaram os gastos com anúncios na TV pela primeira vez? E você sabia que o faturamento das lojas online cresceu 47% em 2020, a maior alta do setor em 20 anos?

Com isso em mente, ficou claro que estar presente digitalmente é indispensável para qualquer empresa e em qualquer planejamento desenvolvido.

Entretanto, não basta apenas estar presente. Afinal, os clientes da era digital são mais exigentes e são mais propensos a trocar de marca devido a uma experiência ruim com a empresa.

Afinal, como ter uma experiência do cliente incrível?

Criar uma boa experiência do cliente envolve diversos aspectos importantes, que explicaremos a seguir.

Elimine o atrito da experiência do usuário

Na era digital, experiências sem atrito são cruciais. Os consumidores modernos têm vários dispositivos, têm atenção limitada e esperam uma gratificação instantânea. Sua empresa terá dificuldade em reter clientes se sua experiência for complicada e pouco intuitiva.

É um processo comum: os clientes realizam o que precisam e seguem em frente. Se o seu site não facilita isso, saiba que eles têm mais opções do que nunca.

Veja as 5 dicas para deixar o seu site mais acessível

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Desenvolva uma comunicação onde os seus clientes estão

A Domino’s Pizza está se tornando uma líder digital por proporcionar uma experiência superior para os clientes por meio dos canais digitais. Com isso, no ano passado, 60% das vendas vieram por meio desses canais.

Esse crescimento foi impulsionado por uma plataforma desenvolvida pela empresa, chamada Domino’s AnyWare. Por meio dela, a empresa interage com seu cliente nas plataformas populares, como Facebook Messenger, Google Home, Twitter, Apple Watch e Ford Sync, entre muitos outros canais digitais.

Ao permitir que os clientes interajam com a empresa em sua plataforma de escolha, a Domino’s pode direcionar melhor os clientes e capturar sua atenção. O resultado disso é mais de um bilhão de dólares em receita gerada pelos canais digitais.

Use inteligência artificial para aprimorar a experiência do usuário

No nível mais básico, a análise de dados e o aprendizado de máquina permitem experiências mais personalizadas.

Considere o poder de entregar anúncios personalizados para aqueles que interagem com sua marca ou para pessoas que são semelhantes aos seus clientes.

Além disso, existe também a opção de uso de e-mail, o canal de comunicação com maior ROI (retorno sobre investimento). Por meio dele, com o uso de ferramentas de automação, como a RD Station, é possível segmentar e personalizar a experiência do cliente.

Com as análises de dados atuais é possível saber:

  • Como as pessoas estão acessando o site
  • Em quais canais eles passam mais tempo
  • Onde eles geralmente respondem primeiro
  • Sobre quais tópicos eles postam e leem
  • O que eles ignoram

Crie produtos conectados que melhoram com o tempo

Com o alto grau de conectividade, há a oportunidade de tornar os produtos e serviços ainda melhores com o tempo, à medida que coletam mais dados e são atualizados.

Seguindo cada uma dessas etapas, você estará mais bem preparado para satisfazer os desejos dos seus clientes diante da transformação digital.

Posicionando sua empresa para o crescimento

Como sua empresa delimita suas metas e planejamentos? Quais dados são considerados?

Umas das maiores diferenças em seu plano de negócios tradicional e o planejamento pautado na transformação digital é como você se posiciona para o crescimento. E um plano coerente e assertivo deve estar atualizado e repleto de dados que validem sua hipótese de crescimento.

Então, vamos dar um exemplo:

O mercado de varejo está crescendo apenas 3%. E se sua empresa atualmente só atende em lojas físicas, isso é um pequeno problema, porque essa taxa de crescimento não é muito interessante.

Na verdade, qualquer empresa que esteja posicionada somente como uma loja física, no longo prazo, terá problemas com essa margem de crescimento, o que provavelmente levará os investidores a cobrarem por melhores índices.

Então, como saber quais outros dados consultar?

Olhando os dados de e-commerce vimos que o setor cresceu 47% só neste ano de 2020.

Logo, enquanto o varejo cresceu 3%, o e-commerce está crescendo 47%. Então o qual é a melhor taxa de crescimento? Claramente o e-commerce!

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Agora que o cenário inicial foi avaliado, o ideal seria posicioná-lo como um negócio omnichannel. Esse é um posicionamento muito melhor.

Assim, agora com o poder dos dados, pode-se reposicionar ligeiramente seu negócio para mostrar a um investidor como você vai crescer e como será a liderança em comércio eletrônico de seu segmento.

Um outro exemplo é o negócio de e-Learning, que estava crescendo apenas 7%. Mas, se considerarmos negócios de e-Learning para adultos com conteúdo não acadêmico, o crescimento real é de 12%.

Contudo, uma outra estatística importante é que o e-Learning móvel está crescendo 30%, ano após ano.

Assim, os dados demonstram que o maior potencial de crescimento está atrelado ao uso de dispositivos móveis, com sites responsivos e como um e-Learning para adultos.

Sabendo que é os celulares são o principal meio de acesso à internet no país, fica evidente que é importante ter sites e plataformas com ótima acessibilidade e adaptabilidade ao mobile.

Como avaliar a maturidade digital?

Atualmente, todos dizem que todo negócio é agora um negócio digital, somente há níveis diferentes de maturidade.

Embora, essa é também uma questão de saber se os líderes de negócios entendem e conduzem as mudanças necessárias para se manterem competitivos.

O exemplo do Walmart

O Walmart é um caso interessante: era um dos principais líderes do mercado até meados dos anos 2000, contudo a Amazon nasceu digital e com um notável crescimento responde atualmente por quase metade de todos os gastos de varejo on-line nos EUA. E o Walmart vem em quarto lugar, com 3,7% das vendas on-line nos EUA.

Como falamos acima a maior parte do crescimento do varejo está acontecendo no meio on-line. Por isso, para ser competitivo, o Walmart tem investido em melhorar sua maturidade digital.

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Com a aquisição da Jet.com em 2016, eles deram grandes passos para implementar a transformação digital da empresa, trazendo novas tecnologia e metodologias.

A questão é que empresas mais novas dominam processos e tecnologias mais modernas e mais escaláveis.

Assim, é importante imitar o que funciona melhor em termos digitais e, ao mesmo tempo, aproveitar as vantagens que uma empresa antiga e bem-sucedida tem como:

  • A bases de clientes já estabelecidas
  • Volumes de dados para minerar
  • Uma vasta experiência

As melhores empresas não se baseiam nos sucessos do passado e do presente. Eles olham para frente e traçam novos caminhos, reinventando-se ao longo do caminho.

Você quer trabalhar a transformação digital da sua empresa? A Bee Creative está ansiosa para traçar esse caminho com você.

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