Antes de começar a leitura, vamos fazer um teste. Coloque o nome da sua empresa do setor de engenharia no Google. Ela não aparece? E quanto às redes sociais do negócio, não parecem tão importantes para você? Então, você precisa – e muito – ler este texto, para parar de perder mercado e negócios, entendendo o papel do marketing industrial.
Sim, as estratégias de marketing digital são fundamentais para empresas de engenharia. Muitas vezes é na internet que os clientes vão procurar pelos serviços que você oferece. Por isso, investir em ações para colocar o seu negócio na vitrine virtual é muito importante. E o melhor, vai garantir a visibilidade adequada para o público certo.
Isso sem contar que o mundo on-line é apenas uma parte da engrenagem do marketing. Esse conceito engloba o planejamento de estratégias, que passam por construção de identidade, fortalecimento da marca e comunicação, para chegar até o ponto principal: a conquista de clientes.
Então, se você quer que a sua empresa esteja na cabeça dos consumidores, confira o nosso artigo!
O que é esse tal marketing?
Antes de falarmos em marketing para o setor de engenharia, vamos entender o que significa esse conceito. Marketing é um processo de planejamento de ações que envolve a identificação e a definição de público-alvo e suas necessidades, buscando o melhor posicionamento de marca e uma comunicação assertiva com o mercado.
É como uma balança entre o que o cliente quer e o os objetivos da empresa. Precisa gerar valor tanto para a empresa, como para o consumidor. E o caminho para que a sua empresa tenha um posicionamento marcante perante consumidores, clientes, parceiros e toda a comunidade envolve um conjunto de medidas que fortaleçam a sua marca.
Um objetivo que se realiza a partir de diferentes estratégias, formatos e veículos. Veja a variedade de linhas conceituais e de ações que uma pesquisa simples nos traz:
- Marketing Digital;
- Marketing de Conteúdo;
- Inbound Marketing;
- Outbound Marketing;
- Marketing de Relacionamento;
- Marketing de Produto;
- Marketing de Guerrilha;
- Marketing Viral;
- Marketing Empresarial;
- Endomarketing;
- Marketing Social;
- Marketing Pessoal.
É todo um universo de possibilidades que precisa ser analisado dentro das especificidades e objetivos de cada negócio.
A visão do marketing industrial
Como o foco aqui está nas empresas de engenharia, nosso olhar será direcionado à aplicação dessa ampla gama de ferramentas ao contexto industrial. Trata-se de fazer com que essas estratégias colaborem com o impulsionamento ainda maior de um setor fundamental para a economia do país, com particularidades bem diferentes de outras esferas produtivas.
Para entender melhor a importância do marketing industrial, é preciso salientar que a conquista de clientes nesse mercado é um processo mais complexo. Ainda mais no setor de engenharia, em que os consumidores estão em busca da concretização de um sonho.
Como a reforma ou construção não são processos baratos, o cliente é bem mais rigoroso. É aí que entra a importância de estratégias de marketing bem planejadas, que vão alavancar a sua marca e potencializar o diferencial competitivo do seu negócio.
Por isso, o marketing industrial garante uma abordagem diferenciada, com força total no uso de técnicas focadas nas necessidades e desafios do seu público-alvo. Sem esquecer de uma boa e diversificada produção de conteúdo, focando em seu site institucional, blog e nas redes sociais.
Vamos falar mais sobre como isso funciona agora mesmo?
Como fazer marketing para engenharia
Pensar em estratégia de marketing para o segmento de engenharia é, acima de tudo, planejar com afinco e assertividade. A tomada de ações sem um direcionamento ou objetivo só vai causar dores de cabeça e dinheiro mal investido. É preciso saber exatamente o que se deseja alcançar, traçando um plano que direcione e monitore os recursos envolvidos, os prazos e os responsáveis.
Esse é um processo que envolve construção de identidade e posicionamento pautados no público a ser atingido. A partir dessa consciência, é possível definir estratégias e ações de divulgação, como a produção de conteúdos, escolhendo canais e linguagem certeiros.
É um trabalho que exige conhecimento específico das diferentes metodologias e ferramentas e a preocupação com métricas, para o monitoramento de resultados e implementação de ações corretivas.
A Bee Creative sabe exatamente como fazer isso. Somos uma empresa especializada em soluções de planejamento, criação e divulgação de ações para a sua empresa se destacar no mercado. É uma experiência que nos credencia a trazer algumas dicas cruciais para o seu negócio ser muito mais competitivo e chegar a grandes resultados. Confira só!
Site e blog são cruciais
Se a sua empresa de engenharia ainda não tem um site ou blog, repense isso já! São canais fundamentais para apresentar o negócio, os serviços e produtos oferecidos, os trabalhos realizados e ainda compartilhar conteúdos interessantes que geram autoridade de mercado e bom relacionamento com os stakeholders.
Um site atrativo, com espaço para conteúdo de valor, garante credibilidade. Por sinal, disponibilizar artigos relevantes no seu blog é uma das principais formas de atrair visitantes ao site, de forma orgânica, sem anunciar.
Isso sem contar o potencial em demonstrar o conhecimento e a competência da sua empresa na oferta das melhores soluções. Concorda que fica muito mais fácil o cliente escolher alguém que tem referência de mercado?
As redes sociais geram repercussão
O mundo está nas redes sociais. E seus potenciais clientes também. Tenha um perfil criativo e mantenha um cronograma de publicações para criar engajamento com o leitor.
Mas vá além de divulgar produtos e serviços, criando relacionamento com os seguidores. Ofereça publicações informativas úteis e que podem ser compartilhadas. Esse é, aliás, o grande poder dessas ferramentas. Elas geram divulgação espontânea do que sua empresa faz.
A Bee Creative ajuda a divulgar a sua empresa de construção civil nas redes sociais, levando em conta cada uma delas, suas características e potenciais. Isso inclui LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.
E-mail marketing é poderoso
As famosas newsletters são, sim, excelentes investimentos nas boas estratégias de marketing de relacionamento, desde que adequadamente utilizadas. Quer tal, por exemplo, surpreender os leitores com dicas sobre como decorar a sua casa ou realizar pequenos reparos, por exemplo?
É preciso ser criativo e oferecer conteúdo de valor, com textos bem elaborados e que tenham relação com a sua empresa. Nosso time também é especializado no planejamento de campanhas de e-mail marketing que garantem o sucesso da sua estratégia.
Anúncios pagos são importantes
Para estar no topo da página nas pesquisas do Google, invista em anúncios pagos para a sua empresa de engenharia. Eles ajudam a dar visibilidade ao site da sua empresa, perante quem busca pelas soluções que você oferece.
Nas redes sociais, as verbas de impulsionamento também ampliam a distribuição dos conteúdos postados. Os anúncios ajudam a posicionar os seus serviços em destaque nos buscadores e sites relacionados ao seu nicho de mercado, bem como nos feeds de notícias de quem segue sua empresa nas redes sociais.
E nós também ajudamos a implementar estratégias de investimento on-line que fazem seu anúncio ser visto por quem interessa.
Pós-venda e eventos não devem ser esquecidos
Manter o bom relacionamento com os seus clientes depois da compra é fundamental. Tenha um plano de pós-venda que ofereça garantia e pense ações para manter conexão com a marca.
E quando se falar em networking, é fundamental estar ligado nos eventos que movimentam o seu mercado e que ganharam novos formatos, nos tempos de pandemia. Nesse contexto, a Bee Creative entregou, nesse sentido, uma solução completamente inovadora para a Balluff, empresa especializada em soluções tecnológicas para automação industrial. Falamos do Challenge: Productivity Brazil, que se tornou a maior feira de automação, realizada 100% on-line e ao vivo.
Genial, não é mesmo? Navegue pelo nosso site e saiba mais sobre o conjunto completo de soluções em marketing que podemos entregar para a sua empresa de engenharia.