A liderança feminina e as dificuldades das mulheres no mercado de trabalho

Saiba mais sobre o desafio de mulheres no âmbito profissional e o caminho rumo à liderança feminina

A presença feminina no mercado de trabalho em espacial da liderança feminina, bem como o seu papel na sociedade, vem mudando com os anos. De donas de casa, cuja única possibilidade de ascensão social era o casamento, para mulheres com ambições profissionais e carteira de trabalho assinada, foi um longo caminho que ainda nos dias de hoje possui diversas dificuldades.

Segundo um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE), a taxa de desemprego entre as mulheres é superior a dos homens, chegando a 7,5 milhões de mulheres desempregadas em 2021 no país. No mesmo ano, em um levantamento realizado pela IDados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, foi constatado que as mulheres ganham cerca de 20% a menos do que os homens no Brasil, embora a diferença salarial entre gêneros venha reduzindo conforme os anos.

Esses são problemas sociais estruturais que, com muita resiliência, mudam ano a ano. Se lutar por coisas básicas, como uma carteira de trabalho assinada, independência financeira e crescimento no mercado de trabalho, é ainda um desafio para as mulheres, imagine trilhar o caminho rumo a posições profissionais de liderança?

Foi sobre isso que as mulheres da agência Bee Creative conversaram no dia 05/10 com a presença ilustre e inspiradora da Giordania Tavares, CEO da Rayflex. Durante o encontro, foram discutidas questões acerca de mulheres em posições de liderança e a experiência pessoal de Giordania enquanto engenheira e CEO. Confira abaixo alguns temas levantados:

Uma trajetória profissional de sucesso

É comum que minorias sociais precisem se provar duas vezes mais no meio de trabalho para serem reconhecidas. É a partir disso que surge o termo “mulher guerreira” — mulheres que se desdobram em diversas tarefas durante o dia a dia para conquistar cargos de reconhecimento e liderança.

Com a Giordania Tavares, não foi diferente. Sua trajetória profissional começou em 1992, mas suas ambições já estavam ali desde muito pequena. Em 1997, a Rayflex foi fundada por ela e seu pai. Empenho, estudo e dedicação pavimentaram uma jornada de sucesso que tornou possível, em 2019, o posto de CEO na renomada empresa.

 

O estudo é a força motriz do crescimento profissional

Segundo ela, encarar um segmento majoritariamente masculino é um desafio diário que deve ser enfrentado com muito estudo e determinação. Fazer cursos voltados para diferentes áreas e nunca deixar de estudar foi uma estratégia importantíssima para manter o seu valor dentro da sua área e perante outros profissionais, homens e mulheres, que a acompanharam.

Dessa forma, o estudo foi e ainda é um aspecto fundamental do seu crescimento rumo ao posto de liderança. Durante a conversa, o conselho foi claro: investir em cursos, pós-graduações, MBAs e outros, é de suma importância para o crescimento individual tanto da mulher quanto do homem dentro do mercado de trabalho, mantendo-se atualizados, altamente qualificados e relevantes para as empresas.

 

“Minha missão é conduzir a Rayflex para ser expoente no mercado de portas industriais e equipamentos de doca no Brasil e América Latina.” — Giordania Tavares

Estudo, dedicação, empenho e muita garra: essas são as características da mulher que decide tomar para si a jornada profissional rumo a cargos de importância e liderança. Ser “mulher líder” é um desafio diário, mas com certeza é uma posição admirável e uma grande inspiração para tantas outras que lutam dia a dia pela mesma posição.

 

Compartilhe esse post nas redes sociais:

Mais artigos