A transformação de um simples gesto e o poder da comunicação

Se você tem um abraço para doar, um período do seu dia, ou um alimento, poderá ajudar muito quem precisa

 

Um aumento de 31% da população de rua foi registrado em São Paulo, entre 2019 e 2021, conforme o Censo da População em Situação de Rua. O estudo também aponta que a maior concentração desses moradores é na região central da cidade. Contudo, os dados revelam um avanço em regiões periféricas da capital paulista, chegando a crescer seis vezes, de acordo com dados apurados por diferentes subprefeituras.

Em se tratando dos municípios do interior do estado, o quadro não se apresenta muito diferente e surgem dados também preocupantes. O exemplo de Campinas é bastante ilustrativo dessa realidade. Números divulgados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos mostraram crescimento de 13,4% no número de pessoas em situação de rua, quando comparados os anos de 2019 e 2020. A contagem de pessoas sem-abrigo subiu de 822 para 932, conforme constatou um trabalho estratégico realizado em campo.

Na busca pela sobrevivência, muitas dessas pessoas contam com a solidariedade prestada por meio de ações sociais e que, na maioria das vezes, são realizadas com a força tarefa de voluntários. A Bee Creative aposta na importância de a sociedade civil se juntar às entidades públicas e organizações não governamentais, em nome de mais qualidade de vida para quem vive em Campinas, a cidade que também sedia a matriz da nossa agência.

A transformação de um pequeno gesto

Para estender a mão a alguém, não é necessário um plano muito elaborado, nem se fazem necessários locais destinados para tal fim, ou necessariamente uma iniciativa encabeçada por alguém rico, concorda? Com pensamentos semelhantes e, principalmente, vontade de ajudar quem está em situação de vulnerabilidade, já é possível fazer muita coisa.

Esse é o espírito com que foi criado o Projeto Tive Fome (PTF), que você vai conhecer melhor agora. Tudo começou quando, com o incentivo de David Soares, em julho de 2013, um grupo de amigos decidiu colocar a mão na massa e sair pelas ruas da periferia de Campinas, distribuindo alimentos para quem não tinha teto. O cardápio iniciou com sopa, um simples gesto que passou a levar acalento e a aquecer as noites frias de pessoas em situação de rua.

Com nove anos de atuação, o grupo de amigos segue indo para as ruas todas as sextas-feiras, pontualmente. Eles se reúnem, todas as sextas-feiras, em sua sede na Rua Custódio Teixeira, 483, às 20h.

Atualmente, o cardápio está entre pães e cachorros-quentes, e a quantidade da comida distribuída também varia, inclusive de acordo com o número de pessoas encontradas na rota percorrida pelo grupo do Projeto Tive Fome. O que não muda é o foco na missão de ajudar as pessoas em condições de rua, que guia os amigos desde a concepção dos projetos. Além, é claro, de uma enorme disposição em ajudar, com muito carinho pelo próximo. Durante o inverno, quando o frio passa a ser outro grande desafio para quem vive na rua, também são entregues roupas e cobertores.

É uma força contínua e incansável, já que a arrecadação de donativos nunca para. Independentemente de serem alimentos, roupas, materiais de higiene pessoal e de limpeza geral ou dinheiro, as portas do Projeto Tive Fome (PTF) estão sempre abertas.

E isso também vale para quem deseja ser voluntário. Interessados podem embarcar nessa jornada. Basta entrar em contato por meio dos canais de comunicação do projeto. O principal deles é o Instagram da iniciativa, acessível neste link. Ali, além de acesso a informações completas, o usuário também é direcionado a todos os contatos diretos com o PTF.

Cão amigo

Seja pela segurança, companhia, amizade, seja pelo amor que os animais despertam nos humanos, não importa. É bastante comum ver as pessoas em situação de rua acompanhadas por “cãopanheiros”, ou até mesmo gatinhos.

A afinidade existe, não há como negar. Embora muitas delas sequer tenham contato com familiares, é nítida a parceria na maioria das vezes entre elas e os animais.

Por isso, eles não poderiam ficar de fora. O Projeto Tive Fome Cão surgiu para também ajudar os companheiros caninos ou felinos, com um olhar bem especial. Sempre que possível também é entregue ração para eles nas ações sociais. 

Projeto Famílias

O alimento também é a porta de entrada no Projeto Tive Fome Família. A ajuda é destinada para famílias carentes em situações de vulnerabilidade social, mas tem como foco diagnosticar os aspectos com maior dificuldade em cada realidade familiar. Para isso, é feito e acompanhado um plano de ação de acordo com a realidade de cada grupo familiar.

Com as arrecadações de alimentos, itens de higiene, roupas, cobertores e alimentos, são montadas cestas básicas e doadas para as famílias.

Os kits ainda são fornecidos para clínicas de reabilitação parceiras do Projeto Tive Fome, outra frente de atuação do grupo. Dependentes químicos que buscam se livrar das drogas, também podem contar com a ajuda do PTF.

O que a Bee Creative tem a ver com os projetos?

A solidariedade pode ser manifestada de diferentes formas. Se a sua maneira é dar um abraço, prestar seu tempo, ou doar algo que ajude o grupo, você ajudará alguém, e esse é objetivo principal do PTF.

A Bee Creative contribui com o que ela faz de melhor profissionalmente: criação de conteúdo e planejamento digital.

Nossa atuação tem como objetivo dar visibilidade para as ações, mas acima de tudo incentivar e valorizar as formas de fazer o bem.

Temperadas com amor, carinho e toda a dedicação da nossa equipe, criamos campanhas, gerenciamos as redes sociais e oferecemos todo o suporte quando o assunto é a comunicação do Projeto Tive Fome.

Ao longo dessa parceria, abastecida com muita alegria, competência e excelência pelo time de especialistas em marketing digital mantido pela nossa agência, profissionalizamos as redes sociais proporcionando mais credibilidade à marca do PTF.

Nas postagens das redes sociais, sempre buscamos colocar uma pitada da nossa essência, porque temos orgulho de fazer parte dessa história por meio do que mais amamos fazer: comunicação.

Por isso, convidamos você para conhecer as ações do Projeto Tive Fome e integrar essa rede de amigos do bem. No Instagram do PTF, está disponível um canal direto para a sua doação e ajuda. Acesse e colabore, assim como a Bee Creative, contribuindo para um mundo melhor!

Compartilhe esse post nas redes sociais:

Mais artigos