Produção de conteúdo: 6 dicas para impulsionar a sua marca

Você já deve ter percebido que, atualmente, quando o seu consumidor tem alguma dúvida, sua primeira atitude é fazer uma busca na internet, e ele fica frustrado quando não encontra o que procura. Por conta disso, hoje em dia, a maioria das empresas investem ou pretendem investir no marketing de conteúdo para alavancar as vendas.

Nesse contexto, nem sempre funciona aquela conhecida linguagem típica do varejo, como “compre agora”, “não perca”, “é só hoje”. Porque, como já vimos, o consumidor não está interessado em propaganda simples e pura, e sim em respostas para suas dúvidas, soluções para seus problemas. Para ter uma produção de conteúdo assertiva, você precisa ajudá-lo nessa busca e, só então, associar sua empresa às respostas.

Se ainda está com dúvidas, é só continuar lendo este post. Vamos te ajudar a entender como vender seus produtos ou serviços por meio de um marketing de conteúdo eficiente.

Navegue pelos tópicos:

1 – Conheça seu público-alvo

Produzir conteúdo sem saber a quem ele é destinado é dar tiros no escuro e contar com a sorte. Imagine que você está tentando se comunicar com jovens e utilize uma linguagem rebuscada, com termos técnicos, textos muito longos e pouco descontraídos. As chances de você obter bons resultados são muito pequenas.
Por isso, defina bem sua persona, conheça seus interesses, como ela fala, o que ela procura, quais são seus maiores medos, o que a faz perder o sono à noite. Ao produzir seu conteúdo, imagine-se falando diretamente com ela.

2 – Faça seu conteúdo ser encontrado

Produzir conteúdo relevante já é um grande desafio. Como se não bastasse isso, existem inúmeras outras marcas produzindo conteúdo semelhante ao seu e disputando as primeiras posições nos resultados de pesquisas em sites de busca, como Google e Yahoo!. Você pode fazer o post mais completo, com o melhor texto, a melhor linguagem e as melhores artes e, mesmo assim, correr o risco de ele não ser lido pela sua persona.

Sendo assim, é importante que você utilize técnicas de SEO, inserindo palavras-chave nos locais corretos para ser mais facilmente encontrado. Para isso, você precisa primeiro fazer uma pesquisa sobre quais são as palavras que os usuários estão digitando para pesquisar sobre determinados assuntos, através de ferramentas como Keyword Planner do Google  ou Ubersuggest. Colocando essas palavras e suas derivações ao longo dos textos do seu site ou blog, você tem mais chance de que ele seja encontrado.

3 – Não venda seu produto/serviço na primeira linha

A propaganda mais criativa, com as melhores sacadas e a melhor arte não é necessariamente a que funciona nesse contexto. Por isso, não comece seus texto já vendendo seus produtos. Seu consumidor pode pensar: “Ah, é propaganda…”, e logo sair da sua página e continuar procurando o que precisa.
Comece, de forma simples e objetiva, com as repostas esperadas, de forma que o leitor possa se satisfazer e pensar: “Era isso que eu estava procurando”. Ao invés de ser uma empresa interessada em vender, você se torna, aos olhos do consumidor, uma marca interessada em ajudá-lo. Desenvolva, então, uma linha de raciocínio segundo a qual seu produto ou serviço se torne a melhor resposta.

4 – Calma, o objetivo não precisa ser vender a qualquer custo, naquele exato momento

Não fique frustrado se o seu conteúdo não gerar vendas imediatamente. Isso não significa que a sua estratégia não está dando certo. Lembre-se de que você está ajudando o consumidor e, ao mesmo tempo, ganhando a confiança dele. É como se vocês estivessem construindo um relacionamento.
Quando ele realmente estiver decidido comprar produtos ou contratar serviços relacionados ao seu segmento, é da sua marca que ele vai se lembrar. Afinal, você o ajudou várias vezes, quando ele mais precisou. E mais: ele ainda vai recomendar a sua empresa para seus conhecidos. Se isso não é resultado, então ele não existe!

5 – Diversifique as mídias

Essa é uma verdadeira tendência no mundo da comunicação. Cada vez menos os receptores de informação estão interessados em textos estáticos. Surge, então, uma verdadeira tempestade que o autor Henry Jenkins, em seu livro “Cultura da Convergência” (2008), chamou de “convergência midiática”, a qual definiu como “o fluxo de conteúdo através de múltiplas plataformas de mídia”, ou seja, em um mesmo post, por exemplo, você se comunica com seu consumidor por meio de várias mídias (texto, fotos, vídeos, áudios, infográficos etc), cada uma contribuindo com uma parte da informação, sem que algo se repita.

Por conta da cultura da convergência, que surge em um momento de transformação cultural em que os consumidores são cada vez mais participativos em relação às informações que recebem, é necessário adequar até mesmo a forma de se fazer propaganda. A informação nunca teve tanto valor, e é preciso trabalhar com ela de forma inteligente para fidelizar o público e garantir uma produção de conteúdo eficiente.

6 – Seja profissional

Não subestime a inteligência do seu consumidor, ele não quer isso. Além do mais, é o nome da sua marca que está em jogo. Pesquise, certifique-se de que está sendo assertivo na comunicação e de que seu conteúdo é relevante. Falhas nessa fase de pesquisa, posts com erros de português e imagens com tratamento inadequado são prejudiciais à imagem da sua empresa. O ideal é que você conte com uma empresa de publicidade, como a Bee Creative, que vai garantir a você uma produção de conteúdo que vai ao encontro da satisfação do seu público e do seu sucesso no mercado!
Esperamos que consiga colocar todas essas dicas em prática para aumentar suas vendas. Aqui no nosso site, você pode conferir muitos cases de sucesso sobre como impulsionamos nossos clientes por meio de um marketing de conteúdo inteligente.

Pronto para começar a produzir?

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