Entenda o papel das estratégias de marketing digital para a indústria telecom

O home office e os encontros virtuais estão entre os novos comportamentos que dependem das redes de telecomunicações. E as empresas do segmento telecom também precisam investir em transformação digital e estratégias de marketing on-line para crescer e atender às novas demandas.

Vivemos tempos que, sem dúvida, vão entrar para história. A pandemia exige adaptação rápida por parte das pessoas e empresas, dando protagonismo às tecnologias de informação e comunicação. Uma realidade que também exigiu investimentos em transformação e marketing digital por parte da indústria de telecomunicações.
Se, por um lado, vimos no home office e nos encontros virtuais com familiares e amigos ótimas alternativas para viabilizar nossa rotina a partir das redes de telecomunicações, por outro cresceram os desafios e exigências para as empresas do segmento. O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) se viu na iminência de oferecer respostas rápidas de mercado, paralelamente às próprias ações de reestruturação interna.

Vamos entender melhor esse contexto de transformação e a importância que as estratégias de marketing digital ganham para apoiar o crescimento experimentado pela área de telecomunicações?

Um setor que cresce e ganha a rota da transformação digital

A expansão dos produtos e serviços relacionados às tecnologias de comunicação é notável e mensurável. O anuário Tele.Síntese 2020 – Inovação em Telecomunicações, uma publicação que busca traçar a fotografia do mercado brasileiro de comunicação e internet, traz dados significativos.

O estudo detectou que a engrenagem da indústria das telecomunicações foi a segunda que mais contratou, em maio de 2020. Em se considerando o comércio eletrônico, os dois primeiros meses de pandemia representaram um aumento de 56,8% no faturamento do varejo digital, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). E esse mesmo período registrou crescimento de 32% na base de clientes das plataformas digitais, pela apuração da Associação Brasileira Online to Offline (ABO20).

Isso tudo pela explosão de demanda por baixar aplicativos que oferecem as mais diferentes soluções virtuais. O Zoom, por exemplo, saltou de 10 milhões de participantes diários, em dezembro de 2019, para 300 milhões, em abril de 2020.

O pé na transformação digital

Essa altíssima demanda em volume de tráfego das redes de comunicações exigiu investimentos em ações de transformação digital, por parte das operadoras de serviços de telefonia e internet. Afinal, falamos de uma engrenagem que está no centro de todo esse movimento de inovação.

As empresas telecom precisam pensar na transformação digital como uma oportunidade para estabelecer novos modelos de negócios e investir no alinhamento às tendências de consumo 4.0, a partir de uma visão sistêmica.

Veja os pontos cruciais para a digitalização no setor telecom:

O apoio das tecnologias de ponta:

Não se limitam apenas às ferramentas. São muito mais: as tecnologias são elementos de suporte cruciais para a efetiva transformação digital. Nesse sentido, desenvolver políticas de adaptação à inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e Big Data é imprescindível para as empresas do segmento;

Foco em proporcionar experiência positiva:

O cliente satisfeito é um grande patrimônio das marcas. Por isso, é preciso investir em plataformas intuitivas e baseadas em design otimizado, processos rápidos e bem pensados e atendimento de excelência em todos os canais;

Diferenciar e personalizar:

Outro ponto indispensável é levar em conta o quanto a digitalização está por trás dos muitos ganhos trazidos pela diferenciação. As operadoras telecom, por exemplo, precisam pensar sobre como se posicionar de forma única, permitindo aos clientes um relacionamento personalizado e rico, que desenvolva identificação e lealdade à marca.

O marketing como braço fundamental

Por trás desse conjunto de princípios está o entendimento de que a tecnologia e o uso crescente de produtos e serviços oferecidos pela indústria de telecomunicações tem a ver com as pessoas. E essa visão deve pautar a estrutura macro do marketing das empresas telecom.

Afinal, como destaca Philip Kotler, um dos grandes gurus do assunto, na base das ações de marketing está compreender e oferecer soluções para as necessidades e desejos do público.

E para traçar um caminho assertivo, nesse sentido, valem algumas dicas:

  • Planejamento é o ponto primordial e deve ter em conta os objetivos e resultados pretendidos pela empresa, considerando os anseios do público-alvo. É algo que precisa ser construído a partir da análise do mercado e das forças e fraquezas da organização, com consciência do perfil do público. É o caminho para um posicionamento assertivo, com estratégias e plano de ação eficaz, que permita geração de métricas e acompanhamento contínuos;
  • Atendimento é um ponto imprescindível do plano de marketing de quem atua na indústria das telecomunicações. Essa visão precisa ter em vista relacionamento e fidelização;
  • A comunicação bem trabalhada, a partir de estratégias devidamente planejadas, permite que imagem e posicionamento de marca alinhados ao plano de marketing cheguem aos clientes e à sociedade. As ações, os canais e a linguagem, ou tom e voz adotados pela comunicação da empresa são pontos de extrema atenção.

Foco no marketing digital

E quando o assunto são ferramentas de comunicação, é impossível não falar das estratégias de marketing digital. Em um mundo cada vez mais conectado e caracterizado pelo uso crescente e intenso dos dispositivos eletrônicos e móveis, as ações on-line são a melhor forma de divulgar iniciativas, estreitar relacionamentos e fortalecer a reputação das marcas, construindo autoridade.

O Inbound Marketing é uma das principais ferramentas desse caminho. É uma política que aposta na educação e construção de relacionamento como forma de atrair espontaneamente os clientes, além de fidelizá-los. Para esse resultado, um grande norte é a automação de marketing, com o desenvolvimento de fluxos automáticos de atração e nutrição de prospects, a partir, fundamentalmente, da produção de conteúdo valoroso.

Para as empresas telecom, isso significa uma gestão de leads eficiente. O entendimento claro da posição de cada possível cliente na jornada de compra se alia à perspectiva de traçar outros elementos de perfil, permitindo uma abordagem focada e efetiva. E o prospect ainda vai sendo conduzido e acompanhado em cada etapa do caminho de fechamento do negócio.

Isso permite um ciclo de vendas mais curto e produtivo, com o consultor entrando em ação depois de um processo de convencimento que facilita a compra. A consequência desse ciclo virtuoso são vendas aquecidas e retorno sobre investimento (ROI) potencializado. Isso sem contar o pós-vendas, em que os fluxos de automação focam em retenção, upsell e cross sell.

Veja como construir uma presença digital forte, aliando estratégias agregadas ao conceito de Inbound Marketing.

Marketing de conteúdo:

Conteúdos ricos e relevantes são centrais. Blog, e-books, infográficos e materiais de apoio nos mais diferentes formatos estabelecem autoridade e relacionamento de qualidade com os stakeholders;

Mídias sociais:

Também são canais imprescindíveis. Aproveite o potencial desses canais de divulgação com bons conteúdos e explore o poder de engajamento e compartilhamento únicos que eles oferecem.

Alcance orgânico:

Potencializar a visibilidade gratuita que o Google representa é o foco das ações de Search Engine Optimization (SEO). São técnicas que melhoram o posicionamento de sites e blogs diante desses mecanismos de busca, permitindo que você se destaque diante de quem procura por seus produtos e serviços.

Anúncios:

Outro investimento que vale a pena, na construção da presença digital, são os links patrocinados no Google, que dão visibilidade à sua marca nas páginas de pesquisa. As redes sociais também permitem investimento de verba para uma maior distribuição dos seus conteúdos. E isso de forma bem direcionada aos públicos de interesse da empresa.

Responsividade:

É preciso ter em mente, também, que o mundo está cada vez mais mobile. Por isso, é preciso que os conteúdos digitais sejam responsivos, ou seja, amigáveis para acesso via dispositivos móveis. Não perca isso de vista!

E aí, gostou das nossas dicas e insights? Ficou bem claro o quanto a indústria das telecomunicações tem a ganhar com a transformação digital e as boas ações de marketing on-line, não é mesmo? Agora é partir para a ação e colher os bons resultados.

 

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