Guia completo sobre transformação e maturidade digital

Os 4 passos para implementar a Transformação Digital nos seus negócios

A revolução digital mudou a velocidade de todos mercados. Para sua empresa aproveitar verdadeiramente as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem, é necessário investir em tecnologia, criatividade e inovação.

Esse é o caminho mais rápido para dar início a transformação digital em seus negócios.

Mas afinal, o que é ser digital?

Ser digital já significou diversas coisas. Mas, após 2010, a era digital se tornou uma realidade. Conceitualmente, em 2011 inicia-se a Revolução Digital devido aos diversos avanços tecnológicos que impactaram diretamente nossas vidas.

O termo “digital”, até então, foi usado de 3 maneiras diferentes, que são:

  • Digitilização (digitization);
  • Digitalização (digitalization);
  • Transformação digital (digital transformation).

O que é Digitização?

A Digitilização é a conversão de informações analógicas ou físicas em um formato digital. Por exemplo, manuais de instrução que antes eram em papel, e agora os temos em um formato digital.

O que é Digitalização?

A Digitalização é o uso de tecnologias digitais para habilitar ou melhorar modelos e processos de negócios, sendo um claro processo de exploração de oportunidades digitais.

Exemplificando: o modelo de negócio da Netflix envolve o uso de oportunidades digitais sendo pioneira no modelo de streaming, como um acesso pago de suas ofertas de produtos digitais. Isso representa a digitalização que a empresa realizou.

Qual a definição de transformação digital?

A transformação digital é definida como os esforços coordenados voltados para implementação da digitalização dos negócios em maior escala.

O objetivo principal é conquistar resultados significativos para a organização. Por isso, a expansão da transformação organizacional atinge o modelo operacional em todos os aspectos do negócio, incluindo:

  • Métricas
  • Objetivos
  • Pessoas
  • Processos
  • Tecnologias

Um exemplo da transformação digital nas organizações é a integração de várias iniciativas de digitalização, como:

  • Uso de realidade aumentada,
  • Ferramentas impressas em 3D
  • Sensores habilitados para Internet das Coisas (IoT)
  • Blockchain para armazenamento de transações
  • Deep Learning aplicado aos sistemas de informação
  • Biometria para o gerenciamento de segurança e identidade

Tais recursos conectados podem resultar na transformação fundamental de diversos processo do negócio. É possível analisar que houve uma sequência lógica e progressiva do significado do termo digital. Passando, desde a digitização, digitalização até a transformação digital.

É importante compreender as diferenças, analisar os estágios em que a empresa se encontra e mapear o progresso necessário rumo à transformação digital de seu empreendimento.

A transformação digital começa na mentalidade do empreendedor. Cabe a ele conduzir e estar envolvido na implementação da transformação digital em sua organização.

A Revolução Digital - A Quarta Revolução Industrial

Segundo o professor Klaus Schwab, a revolução digital é a Quarta Revolução Industrial, e teve seu início em 2011.

Esse marco se constituiu devido à progressão das tecnologias digitais (digitização e digitalização) convergindo em um momento em que todas elas passaram a estar interconectadas.

E, consequentemente, estão transformando o mundo e a sociedade de forma integral.

A velocidade das mudanças

A Fortune 500 é uma lista anual que elenca as 500 maiores corporações dos Estados Unidos segundo a receita total arrecadada no ano. E para compararmos a velocidade da mudança nos negócios vamos usá-la como base.

Na década de 80, uma empresa demorava cerca de 20 anos para atingir uma avaliação de 1 bilhão de dólares. Entretanto, empresas nascidas na era digital, como Uber, WhatsApp, Snapchat, cada uma delas precisou de menos de 4 anos para atingir o mesmo valor.

Outra comparação que pode ser realizada para entender definitivamente o impacto da revolução digital e a velocidade das mudanças em decorrência dela é o desempenho das empresas em décadas passadas com as atuais líderes de mercado.

Hoje a empresa mais valiosa do mundo e líder do varejo é a Amazon. Ela foi fundada em 1994 e deu início primeiramente ao comércio eletrônico de livros.

Na década de 90, a empresa a Circuit City era uma das mais valiosas do mundo e líder no setor de varejo. Ela crescia vertiginosamente e usou seu poder financeiro para abrir outras empresas, incluindo uma empresa de tecnologia, um banco e a CarMax. (Maior varejista de carros usados da américa, com valor de mercado de 16 bilhões de dólares).

A empresa era reconhecida por seu atendimento e produtos de excelência, tidos naquela época como revolucionários na experiência do cliente. Mas, em 16 de janeiro de 2009, foi anunciada sua falência.

Parece inexplicável como uma empresa de extremo sucesso declara falência poucos anos depois, porém a Circuit City não conseguiu competir com a Amazon que tinha um modelo de negócios sem lojas físicas, uma tecnologia capaz de oferecer sugestões úteis sobre o que o cliente poderia se interessar e comprar. Tudo pensado para melhorar seu desempenho em vendas e a proporcionar uma experiência prazerosa ao usuário.

Em menos de 20 anos, o ex-líder no setor de varejo, Circuit City foi à ruína completa.

A comparação entre os casos acima significa que as empresas sem a mentalidade de transformação digital necessitam urgentemente pensar mais como as empresas nativas digitais.

O grande erro das empresas mais antigas é pensar que o que deu certo até hoje vai continuar trazendo os mesmos resultados, sendo complacentes diante dessa mudança revolucionária

Como atender os novos perfis de consumidores

Os 4 passos para implementar a transformação digital

Para sua empresa dar início à implementação da transformação digital é preciso ter quatro coisas:

Mentalidade Digital

O primeiro passo é ter mentalidade digital, pois é necessário digitalizar a cultura de toda organização.

Ter mentalidade digital é fundamental desde o processo de contratação, assim como incentivar os demais funcionários a aprender novas tecnologias. Isso porque a velocidade das mudanças é essencial para a empresa se adaptar rapidamente às novas tecnologias e técnicas que surgem.

Muitas tecnologias com a qual estamos confortáveis hoje podem estar obsoletas amanhã. Por isso, é importante que todos da empresa tenham disposição e mentalidade digital para treinar e aprender as tecnologias e técnicas mais modernas.

Buscar a Modernidade

O segundo passo é saber usar e aplicar soluções modernas. Esse é um componente interno da transformação digital e, normalmente, as empresas costumam refletir tardiamente sobre isto.

  • Há diversas tecnologias modernas, tais como:
  • Cloud computing (Nuvem);
  • Big Data;
  • Tecnologia para dispositivos móveis (Apps);
  • Plataformas de Gestão Analítica

Assim, como o caso da Circuit City, que não investiu nas vendas e relacionamento online, é fundamental para todas empresas investirem em soluções modernas para não fracassarem na competição pelo mercado.

Inove o seu negócio com canais digitais. Inove a sua empresa com soluções digitais de alta performance.

Inovação Tecnológica

O passo 3 visa buscar novas oportunidades de negócios explorando tecnologias digitais inovadoras. Em muitos casos, a inovação está além do limite das ofertas atuais. Dessa forma, é necessário desenvolver ou aprimorar os produtos ou serviços com inovação baseada em tecnologia de ponta. Esse deve ser parte do planejamento à longo prazo.

É importante que haja liberdade paras equipes de planejamento explorarem novas oportunidades.

Experiência digital para o cliente

O passo 4 é melhorar a experiência do cliente por meio de canais digitais.

Estamos vivendo a era digital, a era do cliente digital. Por isso, é indispensável proporcionar para eles experiências digitais mais fáceis, intuitivas e atraentes.

É preciso superar as expectativas dos clientes em todas as fases de sua jornada de compra. Isso é feito tendo uma presença digital sólida, por meio das redes sociais e de um site corporativo, conhecendo bem seus clientes e tendo ferramentas analíticas para avaliar cada um dos pontos dessa jornada. Esses são pontos fundamentais para que as oportunidades digitais transformem a realidade do negócio.

Veja como fazemos o gerenciamento de Redes Sociais.

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A revolução digital é um fato! E ela pode ser uma enorme ameaça para muitas empresas, mas indiscutivelmente é uma oportunidade ímpar para empreendedores inovadores que aproveitam as novas dinâmicas de operação para crescerem ainda mais.

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Os 4 níveis de maturidade digital

1. Empresas digitalmente ativas

Empresas que estão nesta fase são capazes de aproveitar as soluções transacionais digitais para aumentar seu faturamento.

Possuem os 10 pontos de nível básico listados anteriormente e sabem utilizar estes recursos de forma analítica, além de aplicarem melhorias operacionais, como a introdução de métodos de desenvolvimento ágil.

Organizações com este grau de maturidade desenvolvem métricas ou indicadores-chave de desempenho para avaliar o progresso dos negócios.

Devido à enorme facilidade de implementação, até mesmo as empresas familiares estão ativas digitalmente.

Porém, é preciso estar atento e se desenvolvendo, pois a tendência é que as empresas que permanecerem somente nesse estágio provavelmente desaparecerão em vez de prosperar.

2. Empresas digitalmente engajadas

A característica das empresas que estão nessa fase é que elas já desenvolveram soluções e processos digitais toda a organização.

Devido às ferramentas tecnológicas implementadas na cultura da empresa, o trabalho de forma digital é muito difundido em todos os departamentos da empresa, e até mesmo o seu modelo operacional está digitalmente muito bem definido.

Se comparado com as empresas digitalmente ativas, as organizações digitalmente engajadas usam automação de diversos processos, possuem ferramentas de análises mais robustas e vantajosas, o que, consequentemente, lhes dá um gigantesco volume de informações críticas, capazes de direcioná-las a uma tomada de decisões completamente estratégica.

Por razões de oportunidade e autopreservação, atualmente, a maioria dos varejistas deveria estar nesse estágio. Somente assim serão capazes de competir com as empresas consideradas nativas digitais.

3. Empresas digitalmente competitivas

Empresas com esse grau de maturidade compreendem que as ferramentas e processos digitalizados podem ser utilizados de forma integrada e ampla.

Na visão desses negócios, a transformação digital não apenas serve somente para gerar mais receita, mas também é peça fundamental para ajudar a prever as necessidades futuras – e, assim, desenvolver estratégias de forma ágil para suprimir as lacunas identificadas.

Empresas digitalmente competitivas têm um amplo foco no cliente, pois são capazes de integrar perfeitamente:

  • Modelo operacional no formato digital
  • Análise preditiva
  • Uma arquitetura de microsserviços

Essa junção permite que as empresas digitalmente competitivas tenham dados em tempo real dos desejos e feedbacks dos clientes. Assim, rapidamente elas transformam esses dados em soluções, serviços ou produtos que aumentam seus faturamentos e suas receitas.

Empresas com esse nível digital já utilizam em seus modelos de negócios a inteligência artificial – por exemplo em aplicativos de negócios.

Também faz parte a utilização do aprendizado de máquina (Internet das Coisas – IoT), mesmo que de forma rudimentar, para melhorar a análise de Big Data e proporcionar uma melhor tomada de decisão.

Entenda esse conceito com um exemplo

O Walmart é um exemplo de empresa precisou se reinventar e hoje é considerada uma empresa digitalmente competitiva. A grande razão dessa mudança foi sua concorrência, haja vista eles terem perdido muito mercado após a escalada da Amazon no setor de varejo.

Para conseguir competir com empresas muito mais nativas digitais, mais jovens e ágeis, o Walmart precisou desenvolver um grupo de comércio eletrônico e depois adquirir a companhia de e-commerce, a Jet.com, por mais de $ 3 bilhões de dólares.

Isso impulsionou o Walmart em seu processo de transformação digital e, com isso, atualmente eles têm um novo patamar em sua capacidade de competir pelo mercado.

4. Empresas digitalmente maduras

As empresas que conquistaram a maturidade digital geralmente utilizam amplamente de inteligência artificial (IA) em seus negócios.

O planejamento estratégico do negócio é integrado com a IA sendo uma poderosa válvula de crescimento contínuo. E isso faz essas empresas dominarem o seu mercado digital.

Utilizando canais digitais exclusivos, todos os recursos implementados proporcionam um aumento considerável de geração de receita, de novos produtos e novos serviços digitais.

A principal diferença desses níveis de maturidade é, além de terem as ferramentas, saberem o que fazer e como usar todas informações disponíveis de forma ágil. As empresas digitalmente maduras são capazes de transformar os dados dos clientes e os dados organizacionais em oportunidades contínuas para desenvolverem novos negócios.

Organizações neste nível superaram a expectativa dos clientes independentemente de canal de interação. Isso significa que, se o cliente visitasse a loja, ou entrasse no site pelo computador ou celular, ou ainda via telefone, a experiência teria muitas semelhanças. Em outras palavras, são empresas muito eficientes em fornecer uma jornada do cliente coesa e agradável.

Entretanto, somente algumas organizações no mundo podem ser consideradas como verdadeiramente maduras digitalmente. Afinal, o nível de desenvolvimento em Inteligência Artificial exige grandes investimentos em estrutura e em profissionais talentosos para alimentar seu crescimento constante.

Como exemplo de empresas digitalmente madura podemos citar: Google, Amazon e Facebook.

Devo ser uma empresa digitalmente madura ou não?

Você não precisa, necessariamente, ter como objetivo se tornar uma organização digitalmente madura. Antes de tudo, é útil entender os fatores básicos de diferenciação e os estágios de desenvolvimento até se tornar uma organização digitalmente madura.

Tal entendimento garante que você saiba em que nível seus concorrentes estão e, principalmente, o que almejar conforme a sua empresa avança digitalmente – visto que maiores níveis de maturidade digital se traduzem em maiores níveis de valor.

Quem é seu concorrente na economia digital?

Como bom empreendedor e gestor administrativo, acreditamos que sua empresa deve realizar avaliações e análise dos concorrentes e do mercado competitivo regularmente. Evidentemente, as informações obtidas evidenciam quem são os:

  • Principais concorrentes
  • Qual o cenário de cada um
  • Quais os concorrentes menores
  • Quais são os que estão em ascensão
  • Os do primeiro escalão
  • Concorrentes diretos e indiretos
  • Aqueles que poderão apresentar algum risco em breve

O monitoramento de suas ofertas, de seus produtos e serviços em comparação com as suas são práticas importantíssimas e devem fazer parte do seu cotidiano.

Entretanto, na era digital, as empresas precisam pensar de forma mais ampla em se tratando de concorrência. A diferença é que isso não é mais suficiente para ganhar a atenção dos clientes.

A concorrência é pela atenção

Digitalmente, todas as empresas concorrem pela atenção do público. Consequentemente, o nível de satisfação e experiência que o cliente da era digital espera de sua empresa é comparado a todos os outros serviços e produtos que ele interage digitalmente.

Portanto, sua empresa está concorrendo pela atenção dos clientes diretamente com a Amazon, Google, Facebook, Uber, Airbnb e Netflix, entre outras empresas nativas digitais. Simplesmente porque seus clientes usam essas empresas e gostam da experiência digital que eles proporcionam.

Pode parecer exagero, mas a consequência dessas experiências incríveis influencia diretamente como os seus clientes veem a experiência digital que a sua empresa oferece e, especialmente, o nível de sua oferta digital.

E se meus clientes são outras empresas?

Isso também se aplica para empresas Business to Business (B2B, ou seja, que têm outros negócios como clientes). É fácil entender que as outras empresas também são compostas por pessoas, e tais pessoas tomam as decisões. Ou seja, todos eles são consumidores e continuam a obter uma perspectiva sobre o que é um bom serviço ou produto na era digital.

Consequentemente, uma das áreas que deve receber atenção especial é a experiência digital do cliente. Esta é chave para determinar quem ganha e quem perde na competição por novos clientes. Afinal, vender produtos e serviços com uma experiência do cliente encantadora de ponta a ponta significa que uma empresa pode impactar milhões de clientes gerando um relacionamento único.

Aumento da velocidade das mudanças

Evidentemente, a transformação digital produz mudanças gigantescas em pouquíssimo tempo. Podemos comparar com as outras revoluções importantes que tivemos, por exemplo:

Para alcançar 50 milhões de clientes...

  • O automóvel levou 62 anos
  • O telefone levou 50 anos
  • A televisão levou 22 anos

Entretanto, para atingirem a mesma marca...

  • O PayPal levou apenas 5 anos
  • O Facebook, 3 anos
  • E o Twitter, 2 anos

Um dos principais diferenciais da digitalização é ser praticamente ilimitada quanto à geografia, possibilitando, assim, um crescimento disruptivo e em grande escala, como nunca havia sido possível.

Personalização – Machine Learning

Em contrapartida, mesmo tendo uma enorme quantidade de clientes, a experiência digital do cliente também pode ser altamente personalizada, dando a sensação para o usuário de como se ele fosse o único cliente da empresa. Isso só é possível com os avanços do machine learning (ou, em português, do aprendizado de máquina).

Empresas digitalmente maduras, como a Amazon, sabem o que você comprou pela última vez, o que você olhou nos últimos dias e o que decidiu que não compraria naquele momento. Com isso, pode aproveitar essas informações para personalizar e ajudá-lo a encontrar coisas que estão de acordo com o seu gosto.

Veja um outro exemplo prático: na Netflix, mais de 50% dos títulos assistidos são baseados em recomendações que a empresa fornece aos seus clientes.

Isso é possível pois essas plataformas sabem como utilizar os algoritmos de uma forma muito eficaz a ponto de prever o que cada indivíduo pode gostar com base em suas experiências passadas. Cada vez que o cliente interage com a empresa, mais dados são captados e, com isso, mais refinado fica o aprendizado da máquina.

Como alcançar a transformação digital?

Para ajudar sua empresa a aproveitar verdadeiramente a oportunidade que os negócios digitais e a transformação digital oferecem, é necessário pensamento criativo, conhecimento e inspiração mais ampla, além de conectar pontos da jornada do cliente que outras empresas não fazem. Esse é o caminho mais rápido para a verdadeira inovação.

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